Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festival de Fortaleza do Abunã atraiu vários turistas


 
Gente de Opinião
Durante dois dias, o distrito de Fortaleza do Abunã recebeu vários turistas de Rondônia e Acre que curtiram o festival de praia, a programação contou com shows ao vivo, camping e culinária local.
 
No último fim de semana a prefeitura de Porto Velho, através da Semdestur e Funcultural realizou o festival de Fortaleza do Abunã, que animou os turistas de Porto Velho e Rio Branco. Durante os dois dias de festa que foram acompanhados por muita música. Entre rock, forró e eletrônico, passaram pelo palco a banda Semáforo 89, a banda Estação do Forró e o Dj Cleomilson que agitaram a noite.
 
Sobre a retomada do festival, o presidente da Funcultural Antônio Ocampo diz:
Gente de Opinião“Nossa expectativa é para que venham cinco mil pessoas, depois de quatro anos sem acontecer o festival, este ano marca esta retomada. Sabemos a importância que é o distrito de Fortaleza do Abunã, tanto é, que deixamos de investir em outras atividades para focar aqui. Como é um novo começo, já estamos planejando o festival do ano que vem, também estamos tratando de unir os municípios de Porto Velho e Rio branco, para que, com o apoio de todos, o festival possa ficar cada vez maior”, atesta o presidente.
 
Fortaleza do Abunã é um lugar para quem quer sair da agitação dos grandes centros, há 263 km da capital Porto Velho, o distrito é uma rota alternativa para passeio, quem segue pela Br-364 não encontrará nenhum problema, pois, a estrada está em boas condições de trafegabilidade. O percurso é estimado em quatro horas, contando com a travessia da balsa até o outro lado do rio, que dura em média vinte minutos. Nesta época, três balsas fazem o trajeto, sendo a única forma de locomoção, até que as obras da ponte que ligará Rondônia ao Acre sejam finalizadas, o que está previsto para 2018.
 
A vila atrai pela simplicidade e belas paisagens, durante o dia os restaurantes de comidas típicas ficam cheios, a cachoeira é um lugar cobiçado pelos turistas para tirar fotos, já para os mais aventureiros os passeios de Jet Ski garantem a diversão, também é possível fazer a travessia do rio por R$ 3,00 reais.
 
SEMDESTUR
 
Gente de Opinião
O Subsecretário da Semdestur Júlio César falou do potencial turístico de Fortaleza do Abunã e, que, muitas pessoas de Porto Velho ainda não conhecem o balneário. Segundo ele, o festival vem para apresentar o lugar que precisa ser mais explorado pelos portovelhenses.
 
“A parceria Semdestur e Funcultural é muito importante, pois, onde tem cultura precisa ter turismo, nós estamos querendo fazer com que a população de Porto Velho conheça os seus pontos turísticos, que muitas pessoas não sabem que existe, uma equipe de turismólogos coordenada pela Semdestur está entrevistando as pessoas, para saber quais as orientações que devemos seguir para oferecer melhores estruturas na próxima edição, hoje o pessoal do Acre frequenta mais o lugar, mas com a construção da ponte, a expectativa é que o povo de Porto Velho se interesse em conhecer melhor este lugar que proporciona muitas formas de diversão”, afirma o subsecretário.
 
TURISMO
 
Gente de Opinião
Para o festival todas as pousadas já estavam com os quartos reservados, a estimativa era que durante os dois dias umas cinco mil pessoas passassem pela vila. A procura se faz tão grande que, desde julho algumas pousadas já esgotaram as reservas para o mês de setembro, Sebastião é dono de um mercadinho e duas pousadas, e para esta temporada, todos os quartos já estão reservados até outubro.
 
“Este ano aconteceu uma coisa diferente, pois, a nossa pousada foi alugada para o festival só por pessoas de Porto Velho, aqui é mais frequentado por pessoas de Rio Branco, até porque fica mais perto, a balsa às vezes atrasa e o pessoal de Porto Velho acaba não visitando tanto o lugar. Já foram reservados quase todos os quartos da pousada até outubro, estamos prontos para receber os turistas e convidamos as pessoas para conhecer o balneário”, explica o comerciante.
 
COMÉRCIO LOCAL
 
Esta temporada de veraneio, além de proporcionar a diversão dos turistas também revigora a economia do lugar, para o administrador do distrito, Francisco Nunes, às pessoas que procuram Fortaleza do Abunã estão sempre retornando durante o período, e esse fato garante a movimentação da economia durante todo o verão.
 
“O que movimenta o distrito durante o verão é o turismo, mesmo quando acaba o festival o turismo continua muitas pessoas vêm conhecer o lugar e passam um fim de semana, mas já reservam lugares para os próximos dias. Até o mês de outubro tem gente visitando o lugar, isso garante uma melhoria para os comerciantes”, disse.
Gente de Opinião

O potencial turístico e econômico do distrito aumenta consideravelmente na época de verão, e motivados pelos lucros, alguns comerciantes de Rio Branco abrem seus estabelecimentos e logo depois que termina a temporada eles voltam para a capital. O festival vai até outubro, depois entra à época de chuva, neste período a economia muda e o distrito sobrevive apenas da castanha e da pesca.


Um mutirão de limpeza organizado pela prefeitura foi feito em toda vila e, placas de sinalização foram espalhadas por toda parte, alertando os lugares proibidos para mergulho. Durante todo o festival a vila contou com equipes de vigilância, vinte e oito policiais militares e dois policiais civis foram escalados para cuidar da segurança do distrito, na equipe de salvamento, quinze salva-vidas do corpo de bombeiros realizaram ações para prevenção de acidentes na água, e orientação dos banhistas, a defesa civil também estava presente durante todos os dias do Festival.


Texto: Jaylson Vasconcelos

fotos: Roni Carvalho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)