Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica


Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica - Gente de Opinião
 
A já complicada contabilidade eleitoral dos partidos políticos rondonienses está sendo forçada a incorporar uma importante variável em seu planejamento. A precariedade das informações não permite estabelecer com alguma segurança quem poderá ser candidato e quem será barrado no baile pela ficha suja.
 
Sem contar deputados estaduais e vereadores obrigados a antecipar aposentadorias e tentar legar eventuais patrimônios eleitorais para familiares, dois expoentes do cenário político local dividem opiniões das torcidas. Expedito Júnior e Rubens Moreira Mendes polarizam apostas e estimativas inclusive de juristas. Mas certeza mesmo não existe.
 
O caso mais instigante é o do ex-senador Expedito Júnior que, segundo o que estabelece a legislação, poderá ser eleito para qualquer cargo que pretenda disputar. Mas não poderá ser candidato. Explica-se: sua ficha torna-se limpa dias antes das eleições, o que lhe poderá assegurar o direito de eleger-se. Mas para candidatar-se ele será obrigado a obter o registro junto ao TRE, o que não será permitido, pois continua cumprindo a pena de suspensão dos direitos políticos.
 
Advogados de sua torcida organizada são de opinião que Expedito leva vantagem em relação a Moreira Mendes, cujo caso ainda depende de julgamento em Brasília. Ou seja: Moreira Mendes está entrando, enquanto Júnior encontra-se na reta de chegada. Só acontece que Expedito Júnior somente poderá concorrer caso consiga obter uma liminar que o autorize. Mas qualquer liminar seria frontalmente contrária ao que diz a legislação. Durma-se.
 
Existe ainda outro complicador: enquanto Moreira Mendes integra a base parlamentar do governo, Expedito Júnior é do PSDB de Aécio Neves. Pode não ser nada, mas, a considerar as recentes manifestações do Judiciário sobre a questão, pode ser tudo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais  10 mil casas em novo assentamento

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais 10 mil casas em novo assentamento

A citação do holocausto por Lula foi equivocada. Ele acertou ao declarar que o povo judeu, vítima da aniquilação nazista, não pode aplicar tratament

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Número de abortos no Brasil ultrapassa um milhão por ano, segundo a OMS

Comovente depoimento do designer gráfico Thiago Berardi, em bem elaborado vídeo que circula nas redes. Ele condena o STF, onde considera não haver v

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)