Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Fiero reúne-se com diretoria da S. Energia e questiona a sequência de apagões


 Fiero reúne-se com diretoria da S. Energia e questiona a sequência de apagões - Gente de Opinião
Marcelo Thomé (sem paletó), com o presidente Roberto Junqueira (e),
Antônio de Pádua e Renato Ortega. À direita, o diretor Paulo Damião


O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, reuniu-se, no final da manhã desta quinta-feira com a diretoria da Santo Antônio Energia, a quem questionou os motivos dos apagões elétricos que têm acontecido em Rondônia e Acre: dois em menos de um mês. Marcelo Thomé lembrou ao diretor-presidente da Santo Antônio Energia, Roberto Junqueira Filho, os prejuízos provocados à indústria pelos cortes de energia, cujo insumo básico é exatamente a eletricidade.

Acompanhado pelos diretores Antônio de Pádua e Paulo Damião e pelo consultor Renato Ortega, Roberto Junqueira explicou para o presidente da Fiero que, por se tratar de um sistema de transmissão ainda em fase de implantação, é possível que ocorra essas quedas bruscas ocasionando a interrupção no fornecimento de energia. O executivo falou ainda com o presidente da Fiero sobre as providências para colocar em operação as seis turbinas que serão dedicadas a geração de energia para atender Rondônia e Acre.

Essas seis turbinas completam o potencial da hidrelétrica que já opera com 44 turbinas, 3,8 megawatts. A entrada em operação das seis novas turbinas dedicadas a geração de energia para Rondônia e Acre seria a solução para acabar com os apagões nos dois estados.

Marcelo Thomé e a diretoria da Santa Antônio Energia conversaram ainda sobre a conjuntura nacional, economia, mercado de energia elétrica e sobre construção de novas usinas em Rondônia.

Roberto Junqueira expôs ao presidente da Fiero a tramitação junto aos órgãos ambientais e junto à Assembleia Legislativa, buscando a autorização para que as seis turbinas dedicadas entre em operação.

O presidente da Fiero realçou a importância da segurança energética para atração de investimentos ao estado e colocou a entidade representativa da indústria à disposição para trabalharem juntos objetivando vencer os obstáculos que atrasam a operação completa da usina.

Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)