Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fisioterapeutas falam sobre a profissão


Gente de Opinião

Mário  Henrique Marrafão diz que é preciso ter paixão pela profissão

Eles têm uma missão especial e uma paixão em comum: a fisioterapia. Nesta sexta-feira (13), data que se comemora o Dia do Fisioterapeuta, Fabrício Teixeira, 40 anos, e Mário Henrique Elias Marrafaõ, 39 anos, destacam o fascinante desafio de fazer a diferença em centenas de vida no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), instituição mantida pelo governo estadual que oferece atendimento de alto nível para a promoção da saúde.

Trata, reabilita e previne afecções nos sistemas respiratórios, muscoesquelético, cardiovascular e neurológico. É assim que Fabrício define a profissão que exerce há 17 anos, mas para ele o significado de ser fisioterapeuta vai muito além.

‘‘A fisioterapia é uma profissão que você se realiza facilmente. Isso acontece ao vermos a melhora dos pacientes. A felicidade em saber que estamos promovendo uma qualidade de vida melhor para outras pessoas é o que traz satisfação’’, garante Fabrício.

O Cero está localizado na zona Leste de Porto Velho e acaba por atender um dos públicos mais carentes. Pacientes neurológicos e ortopédicos são a demanda da fisioterapia no local. Todos os casos são importantes para os fisioterapeutas, mas alguns se tornam inesquecíveis.

Gente de Opinião

Cero está localizado na zona Leste de Capital
e oferece tratamento para reabilitação de pacientes

Fabrício se recorda de um paciente que chegou ao Cero em uma situação muito delicada e surpreendeu pela melhora. ‘‘Era um rapaz que estava próximo ao shopping com uma turma de amigos e ele reagiu quando o assaltante tentou levar o celular da namorada dele e acabou sendo espancado’’, lembra.

As pauladas na cabeça afetou o sistema nervoso central do jovem que resultou em um traumatismo craniano. ‘‘Ele chegou ao Cero em um estado bem crítico. Estava de cadeiras de rodas, perdeu os sentidos e não tinha nenhum tipo de coordenação e um mês depois com a fisioterapia ele já estava andando e com uma boa coordenação. Ele se recuperou muito rápido’’, conta.

Mário também lembra de um caso recente que despertou a atenção pela melhora da paciente. ‘‘Ela foi vítima de arma de fogo, teve uma lesão na coluna e chegou desacreditada, mas aos poucos com o trabalho da fisioterapia ela foi ganhando movimento, está se recuperando e isso é gratificante’’, afirma Mário.

Formado em fisioterapia desde 2001 e há sete anos em Rondônia, Mário explica o que é necessário para ser um bom fisioterapeuta. ‘‘Primeiro é ter paixão pela profissão. Também é preciso saber lidar com o emocional principalmente nesta parte da reabilitação. É um tratamento multidisciplinar ’’, revela Mário.

PAPOTERAPIA

Para Fabrício, além da fisioterapia, a papoterapia é fundamental para a recuperação do paciente. ‘‘Às vezes, os pacientes chegam aqui não só com problemas físicos, mas a vida deles não está legal. Têm problemas em casa, no trabalho e têm deles que nem trabalho tem. Então, esse paciente não quer só um tratamento para dor, ele precisa de uma atenção e quando a gente dá esse suporte para ele acaba tendo um resultado mais positivo’’, avalia.

Segundo Mário, é preciso motivar os pacientes a acreditarem na reabilitação.  ‘‘Eu sempre falo para os pacientes que o sucesso do tratamento vai depender primeiro da força de vontade deles e depois entra a nossa parte como profissionais’’, conta.

Mas o que motivou Fabrício e Mário a escolherem a fisioterapia como profissão foi a parte desportiva. Eles são coordenadores da Coordenação de Serviços Médicos dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) em uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e estão sempre acompanhando os atletas rondonienses. Fabrício desde 2008 e Mário desde 2010.

Eles dão suporte para alunos em competições nas modalidades infantil, juvenil e paralímpica.  ‘‘A paralímpica é a que mais nos emociona porque vemos atletas com uma dificuldade maior para realizar o esporte, mas acabam se doando mais, fazendo tudo com mais afinco e com mais força de vontade do que muita gente e isso mexe com a gente’’, disse Fabrício.

Gente de Opinião

Fabrício Teixeira explica que é preciso tratar mais que a dor do paciente, mas também dá suporte emocional

Zelar pela integridade física e promover a saúde dos atletas. Esse é o papel dos fisioterapeutas junto às delegações esportivas de Rondônia.

Eles deixam um recado para aqueles que têm interesse na profissão. ‘‘Aos jovens que têm pensando em fazer da fisioterapia também a sua profissão eu digo que a fisioterapia ainda está engatinhando, tem muito para crescer e precisamos de gente que venha somar e que realmente sejam apaixonados pela profissão porque você recebe todo o bem que faz ao paciente de volta, é muito gratificante’’, afirma Fabrício.

‘‘A profissão não é fácil, tem seus desafios, mas é preciso gostar. Quem tiver interesse em conhecer mais nós estamos à disposição aqui no Cero para que eles possam conversar conosco e observar nossos atendimentos’’, disse Mário.

Os profissionais reconhecem os esforços governamentais para valorizar os fisioterapeutas. ‘‘O governo a cada ano está melhorando, inclusive o espaço físico do Cero é muito bom. Está buscando melhorias tanto na capacitação dos profissionais quando da estrutura física’’, afirma Mário.

‘‘O Governo do Estado de Rondônia tem dado um apoio grande para a gente com um suporte efetivo para a realização do nosso trabalho, principalmente com as parcerias entre as secretárias como Sesau e Seduc. Um trabalho que está colhendo frutos seja na reabilitação de paciente no Cero ou no desporto escolar’’, disse Fabrício.
 

Leia mais.

 Centro de Reabilitação de Rondônia ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com microcefalia

 Centro de Reabilitação de Rondônia realiza mais de 12 mil atendimentos nos primeiros quatro meses do ano

 Centro de Reabilitação de Rondônia alcança mais de 90% da capacidade de atendimento em Porto Velho


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)