Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Flor do Maracujá – Estrutura é a melhor dos últimos anos


Flor do Maracujá – Estrutura é a melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

Flor do Maracujá – Estrutura é a melhor dos últimos anos

A 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, foi oficialmente aberta na noite da última quarta feira 27, na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques. A solenidade aconteceu as 21h00 com a presença do superintendente e da diretora administrativa da Sejucel Ilmar Esteves de Souza e Chandrica – Bebel respectivamente; representantes da prefeitura de Porto Velho Rafael Altomar, Flamarion e Flávio todos da Funcultural e o presidente da Federon folclorista Aluízio Batista Guedes além do público geral.

Ao usar da palavra Ilmar Esteves em nome do governador Confúcio Moura, desejou sucesso aos grupos folclóricos, que durante 12 noites estarão se apresentando, na esperança de ganhar o troféu de melhor de 2016. “Que vença o melhor”, finalizou Ilmar. Bebel disse que se considera parte do Flor já que há mais de dez anos, de uma maneira ou de outra, se envolve com a realização da festa. “Quero registrar parabéns as agremiações, pelo trabalho cultural e social que cada uma desenvolve junto as suas comunidades”.

Rafael Altomar representante da prefeitura falou de como é importante a parceria Funcultural/Sejucel no apoio a evento como o Arraial Flor do Maracujá. Já o presidente da Federon Aluizio Guedes agradeceu o apoio do governo do estado. “Jamais contamos com uma estrutura como a que o governo estadual via Sejucel montou este ano para atender nossos grupos. Ilmar, transmita nossos agradecimentos ao governador Confúcio”, disse Guedes,

Gente de Opinião

Flor do Maracujá – Estrutura é a melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

Após os discursos de praxe, o grupo da Terceira Idade do Centro de Convivência do Idoso fez apresentação dançando Carimbó e logo depois a cantora Gioconda Trivério apresentou show especial cantando clássicos do chamado forró pé de serra, acompanhada pelo sanfoneiro “Cobra Choca”.

Gente de Opinião

A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá fica no Parque dos Tanques até o dia 7 de agosto.


 


​Lenha na Fogueira
 

A festa folclorica de Rondônia o nosso Arraial Flor do Maracujá, começou e está a todo vapor. Nesta sexta feira 29, realmente começa a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Sabe por que?


*********

Porque somente hoje, começam as apresentações dos grupos que realmente estão disputando o troféu de melhor da 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.


********Flor do Maracujá – Estrutura é a melhor dos últimos anos - Gente de Opinião

Apesar da Federon divulgar que o Arraial começou na última quarta feira dia 27. Acontece que desde de 2015 o concurso classificatório que seleciona dois grupos de quadrilhas, para se apresentar entre as grandes, passou a acontecer no Arraial Flor do Maracujá


********

Antes os grupos de acesso dançavam em arraias como Flor do Cacto, Arraial Leste, Arraial da AFA etc. Em 2015 a Federon passou a abrir o Flor do Maracujá na quarta feira para abrigar a disputa entre os grupos de acesso.


********

São dois dias de disputa entre os grupos de acesso, quarta e quinta. Sexta feira realmente começam as disputas relativas ao Flor do Maracujá.


********

Não sei se expliquei direito. O certo é que de hoje até o dia 6 de agosto, acontece realmente a 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás e no domingo dia 7, vamos conhecer os melhores do Arraial 2016.


********

Sem querer (querendo), a arena de dança do Flor do Maracujá recebeu um palco que está chamando a atenção de todos que visitam a Cidade da Cultura. É realmente um palco (como se diz na gíria) de vergonha.


*********

Quando digo “sem querer”, é porque o palco foi montado no local errado. Na realidade, o Projeto da Federon enviado ao governo. Diz que o palco deverá ser montado na “Praça de Alimentação” e na arena apenas um praticável.


********


Por falta de comunicação adequada, entre a empresa vencedora da concorrencia da estrutura de palco e arquibancada e os responsáveis pela sua contratação, no caso a Sejucel. O palco foi montado na arena onde os grupos estarão se apresentando.


********

Por que a Federon não faz questão de palco na arena de dança. Acontece que de uns tempos pra cá, todos os grupos seja de quadrilha ou boi bumbá, coloca grandes alegorias, justamente no espaço que fica em frente ao palco e os músicos, batucada ou marujada, ficam sem contato direto com os dançarinos dos grupos.


********

As músicas tanto de quadrilha como as toadas de boi bumbá interagem em suas “bossas”, com as coreografias, por isso é preciso que o tecladista, cantor ou levantador de toadas e musicos em geral vejam as apresaentações.


*********

Com as alegorias em frente ao palco isso fica praticamente impossível. O ideal é a banda ficar na frente dos camarotes e seus músicos assistindo o grupo desde a entrada até a saída da arena.


********

Como na hora da montagem do Palco este ano, ninguém da Sejucel estava presente com o croquis para indicar onde os trabalhadores da empresa vencedora da licitação deveriam montar o palco. E esses trabalhadores imaginando, que se os grupos vão dançar nesse espaço que está marcado. Vamos montar o palco aqui.


*******

Acontece que a estrutura do palco é tão bacana que transformou a arena do Flor do Maracujá num dos visuais mais bonitos dos ultimos anos.


*******

a turma da Federon quando viu a belezura que ficou o palco. Saiu dizendo: “Já que está, deixa ficar”.


*********

Outra coisa que está enchendo o pessoal dos grupos folclóricos de felicidade, é a qualidade da sonorização. A empresa que venceu a licitação, talvez por ser a primeira vez no Flor do Maracujá, colocou equipamente de primeira linha. Quer dizer, a turma da Sejucel está de parabéns!


********

Quer falar comigo vai a noite no Flor do Maracujá que com certeza estarei ao lado de uma Cunhã Poranga!




Flor do Maracujá – Três quadrilhas se apresentam hoje

A terceira noite da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá vai contar com as apresentações das quadrilhas Arrasta Pé de Santo Antônio, Estrela do Norte e Unidos do Palheirasl.

Os portões da Cidade da Cultura – Parque dos Tanques, serão abertos ao público as 18 horas, mesmo horário que os onibus da linha especial “Centro-Parque” começam a circular, também o Parque de Dsiversão começa a funcionar assim como as barracas que comercializam todo tipo de guloseimas.


Os Grupo de Hoje

As apresentações na arena começam as 20 horas, com a participação especial da Sociedade Pestalozzi. As apresentações dos grupos que estarão concorrendo ao título de melhor do Flor do Maracujá em 2016, começa às 21 horas.

O primeiro grupo a entrar na arena vem do bairro Flamboyam e é dirigido pelo folclorista Bejamim Flores “Arrasta Pé de Santo Antônio” que promete lutar para permanecer entre as juninas da elite do Flor do Maracujá. A quadrilha deve se apresentar entre 21 e 21h50.

As 22 horas, é a vez da quadrilha “Estrela do Norte” que é dirigiada pela Marilia e vem lá do bairro do Triângulo. A Estrela do Norte está de volta ao grupo especial e segundo sua diretoria vem pra ficar na elite.

Diretamente do municío de Candeias do Jamari desembarca na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques para se apresentar a quadrilha junia “Unidos do Palheiral”. Com certeza os pares da quadrilha farão de tudo para permanecer entre as melhores pois, vai dançar em homenegem ao presidente que foi vitima de bala perdida vindo a falecer recentemente. Quem está no comando da quadrilha é a Marielza. A Unidos do Palheiral deve começar sua apresentação as 23h10.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)