Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Funcultural apresenta Corte do Rei Momo - Por Zekatraca


Funcultural apresenta Corte do Rei Momo - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Funcultural apresenta
Corte do Rei Momo

 

O presidente da Funcultural de Porto Velho museólogo Antônio Ocampo Fernandes, apresentou na tarde da última quarta feira dia 3, os integrantes que farão parte da Corte do Rei Momo no carnal deste ano.

Funcultural apresenta Corte do Rei Momo - Por Zekatraca - Gente de OpiniãoA Corte no carnaval de 2018, terá como coordenador o carnavalesco Alberto Rodrigues – Pai Beto que aceitou o convite do presidente da Funcultural no sentido, de selecionar os membros que farão parte da Corte. Assim sendo, Pai Beto montou a Corte do Rei Momo que vai marcar presença em todos os eventos carnavalescos de Porto Velho com: Rei Momo (Leandro Leres), Rainha (Jakeline Dalia), Princesas (Dulce Silva e Jordana). Pierrot, Bobo de Corte, tocador de Clarin e Arauto, também já foram convidados e devem confirmar participação até a próxima terça feira dia 9.


Baile Municipal

O carnaval de Porto Velho será aberto oficialmente, com a realização do Baile Municipal que vai acontecer no dia 26 deste mês, na casa de show Talismã 2. O Baile será para convidados do prefeito Hildon Chaves e a diretoria de todas as entidades carnavalescas da cidade, inclusiva as escolas de samba. “A grade novidade da nossa programação será as pré carnavalescas que acontecerão nas zonas, Norte, Sul e Leste de nossa cidade. “Contratamos a banda do maestro Silvinho Santos para animar os foliões que brincarão carnaval nos dias 20, 27 e 03 nessas comunidades”, disse Ocampo.
Programação dos Blocos

A Funcultural está divulgando através das redes sociais, a programação dos desfiles dos blocos de trio elétrico. Os foliões que gostam de brincar carnaval nesse estilo, podem aprontar a fantasia, para começar a pular a partir do dia 2 de fevereiro no bloco “Areal Folia” e terminar no dia 17 de fevereiro no desfile do bloco “Tô de Folga”. “A programação das escolas de samba ainda está sendo montada”, disse Eudes da Funcultural.

 

 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


Hoje é Dia de Santo Reis
. Pois é, segundo a tradição, no dia de hoje, se desmonta a árvore de Natal. Em outros tempos era feriado santo o dia 6 de janeiro. Já pensou! Aí com certeza, não teríamos o feriado do 4 de janeiro antecipado para o dia 2, seria adiado para o dia 5 pra emendar com o feriado do dia de Reis.


Irmãs Galvão cantam moda de reis no Terra da Padroeira, canal 33 em Porto Velho


********
Essas datas não podem ser esquecidas, principalmente pelos cristãos. Hoje de acordo com a bíblia sagrada, se comemora o dia que os Reis Magos chegaram a “manjedoura” onde o Menino Jesus estava com seus pais, Maria e José.


*******
Se naquele tempo existissem “marqueteiros”, com certeza, a data seria transformada no dia de se trocar e dar presentes, pois os Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus ao Rei dos Reis que acabara de nascer.

Funcultural apresenta Corte do Rei Momo - Por Zekatraca - Gente de Opinião
Foto ilustrativa de arquivo/Gentedeopiniao
******
Só pra lembrar os devotos católicos, hoje tem missa na catedral e com certeza a homilia será sobre os Três Reis Magos. Vai lá beato!
******


Por falar em festa, as escolas de samba começaram a reunir seus ritmistas visando os desfiles carnavalescos de fevereiro, desde ontem dia 5, quando o mestre Silfarney da Acadêmicos do São João Batista reuniu sua turma na residência do Alex no bairro Lagoinha, para tratar dos ensaios que devem começar pra semana.

Gente de Opinião
******
Amanhã 07, a escola de samba Asfaltão reúne os ritmistas da bateria Pura Raça no bar do Calixto para, também traçar o calendário de ensaios que deve começar no dia 12.


******
A São João Batista saiu na frente em se falando em divulgação do samba de enredo. Já está nas redes sociais o samba de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro “Manelão - O General da Folia – O Rei da Alegria” gravado pelo intérprete Banana Split. O bicho já tá pegando em se falando de disputa de escola de samba.


******
Quem está bem comentada nas redes sociais, é a escola Império do Samba conhecida também como Escola do Mirim. A vermelho e branco do Areal vai desfilar pela primeira vez, pelo Grupo Especial e segundo seu carnavalesco João Big vai permanecer entre as grandes por muito tempo.


******
Isso quer dizer, que as escolas Asfaltão, Diplomatas e São João Batista terão que se virar para não cair. Não vai ser fácil e tem mais, a Unidos da Rádio Farol vai contar a história do artista plástico João Zoghbi na avenida e pelo que sei, está com um belo carmaval.


*******


Existe ainda uma dúvida sobre o local dos desfiles das escolas de samba. O Ocampo ainda está lutando para que seja no Espaço Alternativo, já o superintendente da Sejucel acha melhor que seja no Parque dos Tanques. A maioria dos dirigentes de escola de samba, também preferem o Parque dos Tanque.


*******
Na próxima quarta feira dia 10, a Banda do Vai Quem Quer vai abrir a sede da Joaquim Nabuco e já tem inclusive, uma promoção para começar. Leve dois quilos de alimento não perecível e troque por um chapéu da Vai Quem Quer. Realmente os chapéus estão muito bonitos.


*******
O Ocampo fez do Pai Beto o coordenador da Corte do Rei Momo. Pai Beto para mostrar serviço montou uma Corte de vergonha com o Leandro Leres de Rei, Jak Treme Terra de Rainha a Explosão Dulce Silva e a Furacão Jordana como Princesas. Ha tempo não vislumbrávamos uma Corte formada por pessoas tão animadas e o que é melhor, carnavalescas.


*******
A nota triste do carnaval é a notícia dando conta de que o Galo da Meia Noite não vai desfilar. Logo o Galo o bloco onde realmente brinco carnaval. Falei não vai desfilar, fará em parceria com a Funcultural uma espécie de Baile de Carnaval na rua Rogério Weber - Terreiro do Galo no dia 8 de fevereiro. É triste mais é verdade!


*******
Encerramos repudiando a aparição do folião Burrochagas no programa “Encontro com Fátima” da TV Globo. O Burro, Chagas foi uma lástima, para não dizer merd...

Gente de Opinião

Porto Velho pode não contar com
desfile do Galo da Meia Noite


Considerado o segundo maior bloco carnavalesco de Porto Velho, o Galo da Meia Noite está prestes a não se apresentar no carnaval deste ano. Nossa reportagem conversou com os diretores Edson José Caula e Benjamim Mourão sobre a programação do bloco, que realiza os melhores ensaios carnavalescos da cidade e foi informada que, por motivos alheios àFuncultural apresenta Corte do Rei Momo - Por Zekatraca - Gente de Opinião vontade da diretoria, o bloco pode não desfilar na quinta feira dia 8 de fevereiro, pelo tradicional circuito “Caiari”, formado pelas ruas Rogério Weber, Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes até a praça das Três Caixas D'água. “Infelizmente não conseguimos superar a burocracia que norteia em torno desse tipo de evento. Sabemos que temos culpa, por não cumprirmos parte do que ficou acordado com os órgãos financeiros da prefeitura de Porto Velho, porém, entidades como o Galo da Meia Noite e a Banda do Vai Quem Quer deveriam ha muito tempo, fazer parte do Patrimônio Imaterial do município de Porto Velho e até do estado de Rondônia”, disse Edson José.

A diretoria do Galo apresentou uma proposta à Funcultural que segundo o presidente Ocampo, tem tudo para dar certo. “A intenção, já que a Associação Galo da Meia Noite está impedida, é realizarmos em conjunto, um carnaval popular no “Terreiro do Galo” ou seja, na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado. Não podemos, é deixar a tradição da 5ª feira de carnaval se acabar”, disse Ocampo.

É lamentável que uma entidade carnavalesca que é tão querida pelos foliões de Porto Velho, esteja passando por esses problemas. Um empresário tentou negociar a dívida do bloco, mais a prefeitura não concordou em reparcelar a dívida. “Assim fica difícil” disse o empresário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)