Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Galo da Meia Noite apresenta abadá no ensaio de hoje


Galo da Meia Noite apresenta abadá no ensaio de hoje - Gente de Opinião

Galo da Meia Noite apresenta
abadá no ensaio de hoje

 

A Sociedade Cultural Galo da Meia Noite fará neste sábado 04, a apresentação do seu Abadá para o Carnaval 2017, para a imprensa e convidados, no Mercado Cultural de Porto Velho, as 19 horas, antecedendo o seu segundo ensaio pré-carnavalesco programado para o mesmo local.

A apresentação do abadá acontecerá em duas etapas, a primeira parte será dedicada exclusivamente para a imprensa e convidados e a segunda apresentação acontecerá as 21h30 ao público em geral durante o ensaio programado pelo “Galo” no Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural de Porto Velho.

O tema do abadá deste ano é alusivo aos 25 Anos do Galo, o “Jubileu de Prata” e merecida homenagem aos seus fundadores, os irmãos Edson Caúla, Jorge Caúla, Carlinhos Mocidade e a Pernambucana Magna Souza, ex diretora e participante ativa do Galo da Madrugada do Recife.

A Diretoria lembra aos foliões galináceos que a entrada aos ensaios é franca, mas se você levar 01 kg de alimento não perecível, estará concorrendo a vários brindes e também a Abadás do Galo para o desfile do próximo dia 23 de fevereiro.

Banda Carijó

Agora sob o comando do maestro Mário Nilson, a Banda Carijó montou o repertório para os ensaios e desfile do Galo, apenas com marchinhas de compositores locais como Bainha, Oscar, Zé Baixinho, Sílvio Santos, Mávilo Melo, Waldison Pinheiro, As Pastoras, Toninho Tavernard, Zezinho Maranhão, Segismundo, Tatá, Cabo Sena, Torrado, Alkbal Sodré e tantos outros, que participaram do concurso realizado no mês de dezembro do ano passado, além das marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro, frevos e sambas-enredo. A cantora Rejane é a responsável pelo repertório de frevos pernambucanos, enquanto o Nilson do Cavaco canta as marchinhas tradicionais e os sambas-enredo.

A Consola selecionou e coreografou as musas que estarão apresentando os abadás do bloco para o carnaval deste ano. A partir do lançamento da fantasia, os abadas estarão a disposição dos foliões na barraca da diretoria no Calçadão Cultural Manelão, ao preço de R$ 40.

As Peripécias do General

O presidente do Galo Benjamin Mourão informa que o jornalista Sílvio Santos – Zekatraca estará vendendo o livro “As Peripécias do General Manelão”, durante o ensaio do Galo na noite deste sábado.


Lenha na Fogueira


Foi muito bacana a festa de inauguração do Calçadão Cultural Manelão. Esse é o nome oficial do espaço que fica entre o Mercado Cultural e a Praça Getúlio Vargas.
 

********

O prefeito Hildon Chaves descerrou a placa junto com a filha do Manelão Siça Andrade e todo mundo aplaudiu. Quem estava com o sorriso da largura do rosto era o presidente da Funcultural de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes pois marcou seu segundo gol de placa a frente da Fundação em menos de dez dias.
 

********

O Projeto do vereador Léo Moraes virou Lei no ano de 2013 e somente agora o espaço foi inaugurado, isso chama-se visão de marketing. O prefeito anterior bem que poderia ter inaugurado o espaço, porém como sua equipe não pensava o pensamento cultural deixou pra lá.
 

********

Foi só o Ocampo assumir que convenceu o prefeito Hildon a inaugurar o patrimônio cultural. Veja como aconteceu a decisão. Assim que o Ocampo assumiu a Funcultural, acho que no primeiro dia de sua administração, convidou a Siça e Eu (Silvio Santos) para uma conversa em seu gabinete e essa conversa, era para combinar a inauguração do espaço. O que nos pegou de surpresa.
 

********

Na ocasião, Ocampo perguntou a Siça se ela tinha condições de fazer o lançamento das camisetas da Banda do Vai Quem Quer para o carnaval deste ano, no dia da inauguração 2 de fevereiro. Siça respondeu positivamente, até porque as camisetas já estavam em Porto Velho.
 

********

Aí a Siça virou na minha direção e perguntou: “Sílvio dá pra você também fazer o lançamento do seu livro na mesma data?”. Respondi que o livro já estava na gráfica e que iria convencer a equipe a me entregar o livro antes do dia 2 de fevereiro. Deu tudo certo!
 

*******

Daí a festa foi praticamente perfeita, se não fosse o chuvisco que caiu. A escola de samba Acadêmicos do São João Batista que vai contar a história do Manelão este ano em seu desfile, levou Mestre Sala e Porta Bandeira, algumas passistas, o intérprete de samba enredo Banana Split o cavaquinho do Arthuzinho, a Cris pra fazer back e a bateria do mestre Silfarney e o samba comeu no centro, logo após as musas apresentarem as camisetas da Banda para o carnaval deste ano.
 

********

Enquanto o samba rolava, eu autografava exemplares do livro As Peripécias do General e foram muitos exemplares, já estava fazendo calo no dedo de tanto autógrafo. Obrigado a todos que compraram o livro e com isso estão me ajudando a pagar a gráfica.
 

*******

Agora Porto Velho tem um espaço dedicado exclusivamente a eventos culturais de médio porte. É o Calçadão Cultural Manelão.
 

*******

Segundo o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes a partir do mês de março, o espaço vai receber eventos culturais de terça a domingo. “O Mercado só vai fechar às segundas-feiras”.
 

*******

Agora todos os eventos que acontecerem ou acontecerão ali, terão que ser anunciados da seguinte maneira, segundo o presidente da Funcultural: Exemplo: “Hoje no Calçadão Cultural Manelão vai acontecer o segundo ensaio do bloco Galo da Meia Noite”
 

*******

O mais que pode acontecer é citar: “No Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural”, deu pra entender jornalista “babaca?”.
 

*******

Já que falamos: Hoje o Galo da Meia Noite vai apresentar os abadás para o carnaval deste ano. As musas do Galo desfilam a partir das 21 horas na passarela que será montada no Calçadão Manelão.
 

*******

Tão falando que o Pataka vai colocar uma das musas apenas com o corpo pintado. É como diz o Luciano Ruck: “Loucura, loucura, loucura!. Quem será? Será que será a musa da escola São João Batista Dulce Silva?
 

*******

Vai lá! Tem um detalhe, estarei autografando o livro As Peripécias do General durante o ensaio do Galo!


BLOCOS

Dez dias de carnaval em Porto Velho este ano


Os dias de folia em Porto Velho estão definidos em comum acordo entre os órgãos de segurança pública, prefeitura e blocos carnavalescos.

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira (2), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, entre o presidente da Fundação Cultural (Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes, o Secretário Adjunto de Segurança Pública e Cidadania (Sesdec), Luiz Roberto de Matos, o coordenador regional de Policiamento, coronel Alexandre Luiz de Freitas Almeida e representantes dos blocos, ficou acordado que o período festivo que até então seria de 13 dias, será reduzido para dez dias.

A adequação se dá principalmente pela necessidade de efetivo da Polícia Militar nas ruas para segurança de brincantes e público que assiste aos desfiles. Segundo Ocampo, o ajuste do decreto que prevê o período não deve interferir no desfile de nenhum bloco. Serão 18 no total.

"Foi ajustado, em comum acordo com todas as partes, que nenhum bloco fique de fora do carnaval de 2017. Eu estou muito satisfeito em ver que todos saíram em paz e contentes, acho que houve um amadurecimento nesse quesito de ajustar o calendário de acordo com as dificuldades e com aquilo que os órgãos entendem que seria o melhor", disse Ocampo.

Apesar da mudança, a Liga se mostrou satisfeita com a programação do carnaval de rua, que vai de 17 de fevereiro a 4 de março. "Pela primeira vez conseguimos reunir várias entidades para deliberar sobre o carnaval de rua de Porto Velho. O poder público tem que entender o carnaval como política pública. São mais de 400 mil pessoas na avenida, tem que ser algo planejado, com envolvimento de todos. Existe um movimento financeiro para o município", comentou o diretor do bloco US Dy Phora, João Bosco.

De acordo com o representante da PM, serão utilizados o policiamento ordinário e com policiais em folga nos quatro corredores previstos. São eles: Sul, Leste, Areal e Centro. "Vamos estar trabalhando para que todo o carnaval transcorra sem problemas e que os brincantes possam estar na avenida com segurança", disse o coronel.(fonte - Comdecom)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)