Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

General Costa Neves recebe homenagem na ALE e Deputado Lebrão destaca importância de reconhecer o trabalho em prol de Rondônia


Proposta pelo deputado José Lebrão (PMDB), a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (9), no Plenário da Assembleia Legislativa, homenageou personalidades que, segundo o parlamentar, tiveram grande papel e relevantes serviços prestados em prol do Estado.

Lebrão agradeceu a presença de todos e destacou a importância do reconhecimento ao trabalho de pessoas que honram Rondônia e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Estado. Ele disse ser um momento de alegria e satisfação, enquanto parlamentar, poder prestar as homenagens devidamente merecidas.

Recebeu o título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, o general de Brigada, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; o 3º sargento da Polícia Militar de Rondônia, Laércio Ferraz de Souza, foi homenageado com Medalha de Mérito Legislativo; assim como a professora e diretora da tradicional EEEF Branca de Neve, Hindira de Melo Mendes.

O deputado disse ter ficado surpreso com o extenso currículo do general Costa Neves, o que afirmou justificar ainda mais o merecimento de tal homenagem. Lebrão se referiu à professora Hindira como referência em matéria de ensino e educação no Estado e destacou a excelente atuação do sargento Laércio à frente da Escola Tiradentes, em Porto Velho.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Alvarez de Souza Simões, saudou os homenageados e destacou que existem três classes com alto poder de impacto moral na sociedade, cada qual com a sua importância e contribuição, sendo duas delas homenageadas pela Casa de Leis na solenidade.

O inspetor citou a classe dos professores e a classe dos guerreiros que defendem a sociedade, através de juramento com o sacrifício da própria vida, ao ressaltar os militares do Exército, policiais e bombeiros presentes.

Alvarez parabenizou os representantes de ambas as classes e elogiou o general Costa Marques, a quem se referiu como exemplo de humildade, perseverança e capacidade de articulação.

Representando a OAB, Fernando Maia disse ser uma honra participar de solenidade que concede títulos e comendas a personalidades que tanto contribuíram para a construção da história e o desenvolvimento de Rondônia.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Silvio Luis Rodrigues, se referiu aos homenageados como pessoas exponenciais e referências em suas áreas de trabalho e profissões. Rodrigues disse ter certeza do orgulho que cada homenageado sente em poder ter contribuído, cada um dentro de suas atribuições, com a sociedade rondoniense, os tornando merecedores do reconhecimento.

O comandante geral da PM, coronel Ênedy Dias, disse que a solenidade de homenagens é um momento impar para classes que têm grande importância para sociedade e que precisam de tal valorização e reconhecimento.

O oficial citou recente pesquisa realizada com jovens de todo o País, onde foi perguntado aos entrevistados qual profissão exerceriam. Ênedy disse lamentar que, infelizmente, nenhum dos consultados respondeu que pretendia seguir carreira de professor. Fato este, frisou, que torna ainda mais importante o dever de reconhecer e agradecer aqueles se dedicam a ensinar.

Em referência ao 3º sargento Laércio, destacou a dedicação do militar, que também é professor, na sua atuação no Colégio Tiradentes, onde, segundo Ênedy Dias, honra toda a classe de professores como um profissional exemplar e prestativo.

Sobre o general Costa Neves, o coronel ressaltou que a homenagem dedicada é apenas um registro do cidadão rondoniense a qual o oficial do Exército se prontificou a ser, mesmo não sendo natural do Estado.

Ênedy destacou que Costa Neves luta e divulga a cultura e a memória de Rondônia e citou o memorial dedicado a Marechal Rondon, uma iniciativa do general. Conforme Dias, o Estado nasceu dos militares. A história de Rondônia, segundo ele, está unida a história dos militares do Brasil.

“Rondônia é o resultado do trabalho de muitos militares, e esse trabalho ficou muito mais evidente e mais próximo da comunidade através do trabalho feito pelo general Costa Neves, pessoa que tem amor por essa terra. Homenagens muito justas”, declarou Ênedy Dias.

O secretário executivo Dorvalino Garbeline, representante da vice-governadoria do Estado, parabenizou os homenageados em nome do vice-governador Daniel Pereira (PSB). Ele disse que a professora Hindira é uma referência em nível de ensino estadual e ressaltou que o sucesso do Colégio Tiradentes, assim como o desenvolvimento do Estado são resultados de trabalhos exercidos por profissionais comprometidos com suas funções e citou os militares “justamente homenageados”.

O deputado Lebrão solicitou a leitura dos currículos dos homenageados para, em seguida, entregar as comendas. Após as condecorações, o parlamentar concedeu os pronunciamentos as personalidades homenageadas.

O 3º sargento Laércio agradeceu ao deputado Lebrão pelo reconhecimento dos seus 27 anos dedicados a Rondônia e disse estender sua Medalha de Mérito Legislativa a todos os pais e alunos que contribuíram com seu trabalho ao longo dos seus anos de Colégio Tiradentes e demais instituições de ensino por onde passou. Ele afirmou que continuará, cada vez mais, dando o seu melhor para a concretização de um trabalho que de fato contribua com a sociedade.

A professora Hindira disse se sentir honrada com a homenagem, agradeceu ao deputado Lebrão pelo reconhecimento, mas principalmente aos seus pais, responsáveis pela sua formação, aos demais familiares e filhos e, em especial, a toda sua equipe. Segundo ela, sozinha não teria conquistado o sucesso que justificou a homenagem.

“Estendo a todos que estiveram ao meu lado nessa caminhada, pois sabemos que nos dias atuais, não é fácil ser educado. Quem faz, é porque faz por amor e prazer, pois é uma tarefa árdua, no entanto, gratificante”, declarou Hindira.

O general Costa Neves, agradeceu ao deputado Lebrão e todos os presentes e disse ter a certeza de, nesta manhã, ter recebido sua segunda certidão de nascimento. “Me sinto rebatizado”, enfatizou.

O oficial afirmou que estende sua comenda a todo o Exército Brasileiro, “pelo o que ele executa nessas paragens e em todo o País”, frisou Neves. O general fez uma breve explanação das suas ações em Rondônia e destacou a necessidade das entidades que trabalham em prol da segurança da sociedade e do povo brasileiro trabalharem de forma mais unida.

“Não trabalhamos em determinado local, nós servimos a determinado local. E para nós, servir a este brioso Estado nos enche de alegria, satisfação e orgulho”, declarou Costa Neves.

O deputado Lebrão agradeceu a presença de todos, parabenizou os homenageados e ressaltou a honra de por reconhecer o trabalho, tanto de uma excelente representante da arte de educar, quanto referências no que diz respeito a proteger a sociedade e a nação.

FOTOS

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins] / Foto: José Hilde

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)