Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

GÊNESIS - Por Robson Oliveira


RESENHA POLÍTICA

ROBSON OLIVEIRA

GÊNESIS – O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação, importou do Estado de Goiás um projeto de recadastramento de pessoal da educação com o objetivo de relocar os professores da rede estadual rondoniense com a justificativa de ser um projeto inovador – o que não é. Segundo Valdo Alves, Secretário de Estado da Educação, Gênesis não seria um projeto tão somente de recadastramento de professores, mas uma concepção de gestão. Lorota, a gênese do projeto, em síntese, é verificar onde pode tirar um professor de uma escola e recolocar em outra mais deficitária. Não há em sua essência nada que mude os currículos ou a própria pedagogia que a médio prazo melhore os índices educacionais rondonienses.

CONTRASSENSO – Professores que entraram em contato com a coluna garantem que o projeto não mexe na qualidade de ensino e nem aponta caminhos que implementem medidas para qualificar o corpo docente. Denunciam também, a exemplo de artigo publicado pelo professor Francisco Xavier (um baluarte na luta pela melhoria do ensino e da qualidade de vida dos professores), que para implementar o projeto o governo criou um malfadado grupo de trabalho no qual reuniu profissionais com salários astronômicos em relação aos demais servidores públicos. E compõem a equipe uma professora de matemática que nunca esteve no local de trabalho pela qual passou no concurso. No mínimo um contrassenso.

INOPERÂNCIA - Contestam ainda a declaração do secretário Valdo quando afirma que existem milhares de professores fora da sala de aula (sete mil) sem que o governo tenha tomado uma atitude nesses sete anos de administração. Por que então esperaram o final do segundo governo para mexerem com a vida profissional de milhares de professores sob a alegação de separar o joio do trigo? Tratar quem educa nossos filhos e são pessimamente remunerados de joio não é algo educado, mesmo que entre a categoria haja uns poucos ruins. O governo no mínimo foi inoperante. Faltou o digníssimo secretário adicionar em sua recente entrevista ao site Rondoniadinamica. "Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado. "

Números 35:16
. Embora possamos encontra no livro de Gênesis tal assertiva, não é o que se deseja ao secretário. Mas o professor Virgílio não teve a mesma sorte...

PEDAGOGIA INOVADORA – Uma cidade do interior da Bahia (Riacho de Santana) conseguiu melhorar todos os índices escolares ao adotar em sua grade curricular o que vem sendo chamado de pedagogia da alternância. Consiste em os estudantes passarem a semana na escola e uma em casa. No tempo escolar, eles vivenciam um currículo que se estrutura a partir de um eixo chamado “Plano de Formação” que, como explicam pedagogos, organiza as alternâncias na escola e no meio sócio profissional (família/comunidade). Isso garante um currículo transversal que considera os conteúdos da Base Nacional Comum, mas também os que se relacionam diretamente com o campo, como Ecologia, Agroecologia, Desenho e Topografia, Recursos hídricos, Educação, Legislação e Defesa Ambiental, Geografia, Planejamento, Gestão e Tecnologias Ambientais, Urbanismo e Paisagismo.

EXPERIÊNCIAS – Como são exitosas as experiências da alternância e que são voltadas para o aluno do campo, o mesmo projeto foi oferecido à SEDUC para que fosse implantado imediatamente no assentamento Flor do Amazonas e foi rejeitado.  A coluna verificou que o projeto seria todo financiado pelas Usinas: material didático, estrutura física e acompanhamento técnico. Caberia ao estado como contrapartida a parceria na cedência de professores já que o projeto atenderia centenas de famílias num raio de cem km do local do assentamento. Com a palavra a SEDUC.

FILIAÇÃO – São cada vez mais fortes nos bastidores políticos a desfiliação do governador Confúcio Moura do MDB. Membros do partido revelaram a coluna que Moura tem dado sinais de que deixará o partido para ingressar no PDT ou PSB. Há quem diga que com ele muitos outros emedebistas estariam sendo instados a deixar o partido. Ocorrendo, pode ser um tiro no pé, visto que os bochichos dos bastidores não são tão alvissareiros da forma que propagam os auxiliares do governador.

CAMARADAGEM - Chegou-se a se cogitar uma filiação ao PCdoB, mas as posições ideológicas que o governador ao longo do tempo expressou em seu BLOG são totalmente distintas dos comunistas. No entanto, esteve em Brasília reunido com a Direção Nacional do PCdoB e anteontem, na capital, se reuniu com a direção local da legenda e a senadora Vanessa Grazziotin. A conversa não rendeu nenhum acordo, embora os comunistas queiram filiar Cláudia Moura que vem a ser a esposa de Francisco de Assis (cunhado de Confúcio Moura) para que ela seja candidata a deputada federal. O governo Moura mantém uma camaradagem com dirigentes comunistas que exercem cargos comissionados no segundo escalão.

CAPITULOU – Quem recuou da pré-candidatura a governador foi o senador Acir Gurgacz (PDT) desde que o Supremo Tribunal Federal começou a votar um processo que lhe deixou inelegível. Nesta terça-feira (27) o processo retornou à pauta e o senador levar tinta. A qualquer momento perde o cargo de senador. Entretanto, independente do revés judicial é visível que Gurgacz já havia capitulado aos movimentos do vice-governador Daniel Pereira (PSB) em viabilizar a própria pré-candidatura. Acir esperava de Daniel a reciprocidade do apoio que o pedetista lhe deu nas eleições passadas para ser o vice da chapa de Confúcio. 

PAPO FURADO – As explicações dadas pelo Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens, Ezequiel Neiva, sobre as denúncias feitas pelo MP de irregularidade na arbitragem que concedeu a uma empreiteira 30 milhões a título de repactuação referente a ponte do anel viário de Ji-Paraná, são infundadas. Ele declarou que a tunga milionária recebeu a chancela da Justiça como se uma Câmara Arbitral estivesse vinculada a estrutura organizacional do Poder Judiciário. As justificativas não passam de papo furado para engabelar os incautos e minimizar o desgaste político, haja vista que Ezequiel é candidato a candidato a deputado estadual. Esta ponte ainda vai dar muita dor de cabeça aos envolvidos e vem despertando o interesse do Poder Legislativo. Aliás, falta apenas uma assinatura de um dos deputados estaduais para que se alcance o número mínimo de assinaturas e seja instalada uma CPI para investigar os fatos.

VELADA – Quem acessa as postagens de Ezequiel Neiva no facebook percebe que o chefe geral do DER utiliza de obras públicas para fazer propaganda política, embora seja de forma velada. Um exemplo crasso é a obra do espaço alternativo que já rendeu aos auxiliares do governo muitas ações judiciais. Tudo indica que deverá render ainda muito mais. É propaganda velada sim, basta prestar atenção ao texto e esperar o momento da desincompatibilização para comprovarmos que estas obras serão usadas pelo provável candidata a deputado estadual.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

FICHA SUJACom a inelegibilidade de oito anos em razão de condenação penal que o inabilitou pela lei da ficha limpa, Ivo Cassol está de volta. Pelas

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

PREDADORESFinalmente a OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos e suas consequências que merecem elogios. Bem diferente de outros que não passa

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

ESCÁRNIONão pegou de surpresa apenas a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia o falso diploma de doutora que a professora Viviane

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)