Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo inaugura Centro de Ressocialização em Machadinho do Oeste com a proposta de torná-lo referência nacional



O governo de Rondônia inaugurou ontem, sexta-feira (10), o Centro de Ressocialização Machadinho do Oeste com a missão de transformar a unidade prisional em modelo nacional. Pela proposta, os apenados deverão se ocupar com trabalhos de marcenaria e ser oportunizados na formação escolar.

Gente de Opinião

Governador Confúcio falou da
importância de se investir mais na educação

O governador Confúcio Moura atribuiu ao diretor Edson Velten Filho as tarefas de acolher os detentos com mais humanidade, de aparelhar o local para que os apenados desempenhem funções na recuperação e fabricação de mobiliário para as escolas estaduais e implantar ensino regular, por meio de parcerias, para que os apenados estudem e se formem.

“Não precisaríamos construir presídios se houvesse mais investimento na educação”, disse o governador Confúcio Moura, referindo-se à aplicação dos investimentos na área educacional em gestões governamentais passadas.

O governador destacou que o modelo das prisões brasileiras ainda é arcaico e remete ao exemplo do século 19, com ambientes superlotados e tratamento desumano aos apenados. “Para conhecer mais sobre presídios, bastam ler Castro Alves, Camões e Graciliano Ramos”, sugeriu.

“Felizmente mantemos o sistema em bom funcionamento se comparar com os momentos críticos em que vivem outros estados brasileiros. Houve a necessidade da construção deste Centro de Ressocialização”, declarou o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha.

O sistema prisional de Rondônia conta com oito novos centros para atender à demanda de adolescentes em conflito com a lei e adultos condenados pela Justiça. Dados da Sejus revelam que atualmente são mais de 11 mil pessoas presas no estado.

O Centro de Ressocialização inaugurado tem capacidade para abrigar 147 detentos em celas coletivas e individuais. Da cadeia pública de Machadinho do Oeste, 90 presos serão transferidos na próxima semana para o novo ambiente. O governo estadual investiu mais de R$ 10 milhões na estrutura. O evento inaugural foi prestigiado por autoridades estaduais, federais e municipais.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)