Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Guajará Mirim, uma pérola de necessidades - Por Aroldo Vasconcelos


 
O município de Guajará Mirim é o segundo maior município em extensão territorial de Rondônia e o oitavo em contingente populacional, entretanto amarga uma espécie de isolamento da capital e do desenvolvimento social econômico; registra um IDH-M de 0,657 e um PIB per capta de quase 12,5 mil reais.  
 
Seguramente por natureza de sua proporcionalidade em relação às terras produtivas, o agronegócio não demonstra ainda o seu pleno vigor, dado que ali dos 24.856 Km² apenas 6,0 % são dedicados as atividades inerentes a economia rural.

Está na wikipedia que em maio de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, Guajará-Mirim recebeu o título de "Cidade Verde", outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera, em razão de seu mosaico de áreas protegidas, que fazem, da cidade, um dos maiores municípios brasileiros em termos de áreas preservadas.

Naquela data outras 29 cidades brasileiras também receberam o mesmo prestigiado prêmio.
Eu fico aqui imaginando que de 2009 a 2012 tivemos a edição, finalmente do novo código florestal e que, a regra em geral para os municípios é de 20 por cento de reservas e oitenta por cento para a produção.

Na pérola do Mamoré temos a relação de 95 por cento de preservação contra apenas 5,0 por cento aptos para a produção e a geração de riquezas; isto posto, Guajará Mirim, o seu prefeito atual, Cicero Noronha (DEM) e sua gente tem muito a fazer para promover o desenvolvimento sustentável, mas que seja economicamente viável para suprir as necessidades de quase cinquenta mil guajaramirenses.

Navegando pelos intricados corredores do poder em Porto Velho e na cidade de Brasilia o alcaide poderá ser apresentado a inúmeros planos mirabolantes, mas certamente que o simples e velho poder local poderá ser o adstringente.

Unir os locais em torno de um projeto de resgate da alta estima, desenvolver e empoderar lideranças com doses calculadas de empreendedorismo social e cultural para o setor urbano e procurar somar aqui ainda um componente forte para o setor rural.

Produzir, industriar e vender aquilo que é de Guajará Mirim poderá ser uma bela saída para a melhoria da qualidade de vida nos próximos anos. E isso terá inicio com um bom diagnóstico associativo e um planejamento estratégico.

Portanto, vamos lá.

Coloquemo-nos à obra.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

Desde o ano de 1.992 com a ECO92 ocorrida no Rio de Janeiro, muita coisa vem ocorrendo no planeta em relação aos inúmeros esforços de mitigação dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)