Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio está há três meses consecutivos com 100% de disponibilidade


 Hidrelétrica Santo Antônio está há três meses consecutivos com 100% de disponibilidade - Gente de Opinião

Até novembro, a usina de Rondônia bateu seu recorde
de geração de energia ao chegar a 15 milhões de Megawatts


A Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), chegou em novembro à marca de três meses consecutivos com o índice de disponibilidade em 100%. O ID (Índice de Disponibilidade) estabelecido no projeto da hidrelétrica, que é o tempo pelo qual suas turbinas têm que estar disponíveis, é de 99,5%. Desde setembro de 2017, apesar das restrições no sistema de transmissão, a usina ficou por todo o tempo disponível para gerar energia para o sistema elétrico nacional.

A geração acumulada até 30 de novembro é o recorde da Hidrelétrica Santo Antônio, que chegou a 15 milhões de Megawatts. A usina ocupa a posição de terceira maior geradora hídrica do país neste ano, atrás de Itaipu (PR) e Tucuruí (PA).

Dentre os principais fatores para a conquista desta marca expressiva estão a melhora na gestão de operação e manutenção, a implantação de projetos de pesquisa e desenvolvimento e a rápida resolução de eventuais falhas das máquinas.

Depois de oito anos de construção e com o início da operação da 50ª turbina em dezembro de 2016, a Hidrelétrica Santo Antônio atinge sua capacidade plena de geração e concentra-se hoje nas atividades de manutenção e operação. No ano passado, a hidrelétrica foi a quarta maior geradora hídrica do país, apesar da severa restrição hídrica na região Norte, quando gerou mais de 11,9 milhões de Megawatts hora em 2016.
 
Sobre a Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia é a detentora da concessão da Hidrelétrica Santo Antônio, hoje a terceira maior geradora hídrica do país e uma das 20 maiores do mundo. A Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a melhor avaliada em sustentabilidade, de acordo com a International Hydropower Association (IHA), organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que atesta a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos em todo o mundo.

Fonte:  Carla Nascentes   / José Carlos de Sá Júnior 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)