Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança


Ano de mudanças

Tendo em vista as acomodações dos postulantes aos cargos eletivos nas eleições de outubro, março e abril deverão marcar uma série de reviravoltas no cenário político estadual. A começar pelas desincompatibilizações do governador Confúcio Moura HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoe de uma carrada de secretários do primeiro escalão, seguida de mudanças no ninho tucano, com algumas lideranças de malas e cuias, em direção ao PSD presidido atualmente pelo deputado federal Dito Neto.

Na Assembléia Legislativa, buscando o conforto da reeleição alguns deputados estaduais também planejam usar a janela de transferências, principalmente no PMDB, onde se formou o que se chama “Grupo da Morte”, repleto de medalhões colocando em risco a reeleição dos representantes do baixo clero e munidos de parca estrutura.

Na disputa ao governo vai se confirmando a formação de três blocos com a tendência de polarização entre as coalizões lideradas pelo PDT/PSB/ DEM x PP/PSD/PR já que com a saída do governador Confúcio Moura do MDB (sigla que lidera o terceiro bloco) a candidatura do deputado Maurão de Carvalho ao governo estadual poderá ser esvaziada.


Baby boon

Não é a toa que Porto Velho tem um dos maiores índices de crescimentos populacionais do país. Temos uma verdadeira explosão de natalidade nos bairros periféricos e isto fica a olho nu nas visitas em bairros periféricos nos finais de semana com tantas crianças nas ruas. E a cada nove meses depois do carnaval – período em que a procriação humana dispara por aqui - temos um novo contingente assustador de bebês nascendo. É coisa de louco!

Oito vereadores

HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) tem se queixado das criticas que sua administração vem recebendo desde janeiro e a onda existente segundo ele estaria partindo de oito vereadores que vão disputar as eleições em outubro. De certa forma ele está certo já que os vereadores estão bombardeando os secretários municipais concorrentes a cargos eletivos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Ora, urge então se livrar dos secretários fazendo a prefeitura de escada.

Eleições 2018

HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoHILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoOs secretários municipais de Porto Velho e os estaduais que vão disputar cargos eletivos nas eleições de outubro estão espichando o tempo nos cargos. Tanto na prefeitura como no governo do estado foram cobrados para que entreguem os cargos imediatamente e se dediquem a suas campanhas, mas todos se fazem de mortos, como Ezequiel Neiva (DER) e Willians Pimentel (Saúde), entre outros. O que se vê é que ninguém largará o osso até o último prazo.


 

Barreiras de contenção

Vários deputados estaduais de Rondônia cito os casos de Jean Oliveira (MDB), Leo Moraes (PPS) e Hermínio Coelho (PDT) tem cobrado a construção de barreiras de contenção na orla do Rio Madeira no perímetro urbano, protegendo o complexo da EFMM, desde a enchente histórica de 2014. Na volta aos trabalhos legislativos programados para acontecer logo depois do carnaval – dia 20 – vão liderar um movimento neste sentido visando mobilizar as forças vivas da comunidade.

Contrapartida

Em contrapartida aos recursos liberados através de emendas parlamentares em Brasília, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) tem dado a contrapartida política aos deputados federais e senadores. O prestigio é feito através de visitas as obras locais, como tem ocorrido com os deputados Lindomar Garçon (PPB-Porto Velho) e Luis Claudio (PR-Rolim de Moura). Aliás, Luis Claudio é o deputado federal que mais destinou verbas de emendas a capital no ano passado.
 

Via Direta

HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

***Unidos, os governadores dos sete estados do consórcio Brasil Central – Rondônia junto e misturado – achavam que poderiam obter bons resultados perante o governo Temer...

HILDO CHAVES x VEREADORES - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Mas algumas coisas ainda estão na promessa, como melhorias da situação da segurança pública e dos presídios *** Rondônia abre 2018 com os mesmos problemas de 2017: saúde, criminalidade, alagações, esgotamento sanitário *** E o Expedito, heim? Esta bamburrando com os precatórios...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)