Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dicas de Saúde

Idoso também é gente


Enquanto nos países desenvolvidos o idoso pode desfrutar de paz e serenidade, ser idoso no Brasil representa um novo desafio na arte de sobreviver. 

Mesmo em pleno ano de 2015, quando colocado em discussão, a sociedade ainda enxerga o idoso como um peso a ser carregado. Um encargo para a família e para o Estado, que tem de arcar financeiramente o envelhecimento dos seus cidadãos. Idoso parece não ser gente, mas sim um tributo. 

A situação de descaso com os idosos no Brasil é a máxima representação da inversão de valores que se alicerça a sociedade brasileira. Quem deveria ser mais valorizado é quem geralmente é penalizado com instrumentos disformes, entre outros, como o Fator Previdenciário, que achata os vencimentos do cidadão no momento de se aposentar. 

Todos os índices apontam para a longevidade dos seus povos e o consequentente crescimento do número de idosos, o que deveria pautar as ações para assegurar um envelhecimento digno. No entanto, as políticas públicas pouco se referem, ou possuem pouca consistência quando o tema é a terceira idade, a não ser quando o país atravessa crises econômicas e acaba transferindo o ônus para os aposentados, pensionistas e idosos. 

Aposentados, Pensionistas e idosos precisam ser tratados como seres humanos, parte da sociedade, não mais como um tributo. 

Carlos Ortiz

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialista em saúde dá dicas para evitar doenças respiratórias durante o clima seco

Especialista em saúde dá dicas para evitar doenças respiratórias durante o clima seco

Cerca de 170 denúncias de focos de queimada já foram fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) nos

Prática de Yoga ajuda na recuperação de dependentes químicos

Prática de Yoga ajuda na recuperação de dependentes químicos

De antemão, o Yoga é uma prática de atividade física que tem como objetivo trabalhar corpo e mente de uma forma única, auxiliando no controle de str

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Qual a importância do sono infantil e como ajudar a criança a dormir melhor?

Dormir bem é uma questão de saúde. E especialmente na infância uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento saudável. Sabia que é dura

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)