Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

IMPEACHMENT - Jéssica Frocel


 
A significância de impeachment é parte clarividente de sua importância social, ele é, antes de mais nada, no mais estrito senso: “manifestação” , ultrapassando o a ideia popular ou mesmo jurídica de um procedimento meramente descritivo constitucionalmente, cujo objetivo se foca na disposição de um ente governamental-representativo.

Para vê-lo distante de tal ideia se faz necessário analisa-lo mais amplamente, primeiro como expressão, postumamente, objeto de controle estatal, se locando nos meandros do garantir a ordem e preconizar bem comum, impedir o abuso, consolidar a participação social dígna de um Estado Democrático de Direito em que supostamente se faz a República Federativa do Brasil.

  Como expressão, o impeachment trata de uma forma “popular” (entre áspas, pois estes processos em geral são de organização e controle burgueses, sendo o povo então mera massa de manobra) surgida durante as revoluções sociais, buscando precipuamente o “atender ao interesse do povo”, mas invariavelmente, com a não orrência do fenômeno desejado ele se torna o “consolidar nova ordem” em busca do ineresses.

Enquanto controle estatal é necessário lembrar que nem sempre o controle é feito de cima para baixo, do Estado para o povo, mas o contrário, levando, e assim se da o processo de manifestação, como uma forma de podar o poder removendo o ente governamental abusivo ou corrupto, constituindo uma ferramenta popular de indescritível importância.

Ainda, deslocando o ponto sentral desta análise, há de se fazer uma crítica a esse processo: “o indivíduo que sofre o impeachment só o faz por intermédio da vontade das camadas sociais mais elevadas, ou seja, vigora sempre e perpetuamente o interesse da elite -- de fato, povo basileiro atualmente não possui capacidade educacional suficiente para tal, mas isso também se da pelo interesse da burguesia.” Logo, a manifestação também faz parte da pirâmide social estabelecida economicamente e educacionalmente.

Pirâmide do Poder Social (arte nossa):

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)