Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Indefinições nas candidaturas em RO - Por Carlos Sperança


Muitas indefinições

Teremos ainda um longo caminho até as definições das candidaturas majoritárias ao governo de Rondônia e as duas para as vagas ao Senado. São muitas perguntas ainda sem resposta e algumas delas só deverão sair depois do encerramento do prazo da janela partidária que permite aos parlamentares a troca de legenda sem punição da justiça Indefinições nas candidaturas em RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoeleitoral e da desincompatibilização dos cargos daqueles postulantes que exercem funções no Poder Executivo.

Indaga-se, por exemplo, como será a situação do senador Ivo Cassol (PP), pretenso candidato ao governo de Rondônia cumprindo pena alternativa em Brasília. Como fará para ser candidato em Rondônia? Se gazetar a pena alternativa sua punição poderá ser ampliada. E a situação do governador Confúcio Moura ao Senado? Ele já anunciou sua desincompatibilização para o dia 5 de abril, mas ainda reluta em permanecer no MDB para fazer dobradinha com Valdir Raupp ao Senado. Especula-se a mudança de sigla, tanto para o PSB de Daniel Pereira como ao PDT de Acir Gurgacz.

No PSDB, o ex-senador Expedito Junior ainda não se decidiu se vai disputar o governo do estado pela terceira vez, ou vai optar pela peleja de uma cadeira ao Senado.


Procurando espaço

Aberta a janela partidária, que se estende até meados de março, vários deputados estaduais já estudam a troca de legendas. O PSDC só na semana passada foi sondado por três deputados visando novas acomodações. Por sua vez O PDT também foi prospectado perante sua direção estadual e pelo menos duas adesões estão se encaminhando. Os entendimentos seguem nas cúpulaspartidárias

Pelo agronegócio

Enfim, as desincompatibilizações estão começando nas esferas municipais e estaduais em Rondônia. Já cumprido o rito para disputar a eleição de outubro o secretário da Agricultura Evandro Padovani foi o primeiro a deixar o cargo para pleitear uma cadeira à Câmara dos Deputados. Será o candidato do agronegócio, com força suficiente para eleger um representante para a bancada ruralista, como ocorre em outros estados neste segmento.

Sarna para se coçar

Tem coisas ainda emperradas na administração do prefeito HIldon Chaves (PSDB) e ele deve sofrer mais ainda no decorrer do primeiro semestre. A regularização fundiária avançou muito pouco. Por causa de problemas orçamentários as máquinas da prefeitura padecem até com a reposição de pneus. Os problemas de saúde se tornaram um calcanhar de Aquiles. Enfim, Hildon tem muita coisa a resolver. E agora ainda arrumou sarna para se coçar com os projetos da nova rodoviária e do esgotamento sanitário.

As convenções

As convenções partidárias que eram realizadas impreterivelmente até o dia 31 de julho nos aos anteriores, neste ano serão iniciadas dia 20 de julho e prolongadas até o dia 5 de gosto. Com isto as incógnitas das alianças vão se prolongar mais ainda, porque muitas decisões estão sendo chutadas para a última hora com os candidatos só confirmando as postulações nas últimas horas. Experientes, Confúcio e Expedito, possíveis candidatos ao Senado, catimbam o jogo o que podem.

Definições pedetistas

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT cumpre agenda no final de semana em vários municípios do estado. Ele vai acompanhar com os dirigentes dos partidos a seqüência da janela partidária para a troca de legendas e a confirmação de algumas desincompatibilizações importantes no estado. Também serão estudadas as nominatas de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados nos municípios do Cone Sul rondoniense.

Via Direta

*** Finalmente as atividades parlamentares voltaram nas câmaras de vereadores, Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional *** Com isto se aceleram as articulações visando às eleições de outubro *** A Ponta do Abunã vai se unir em torno de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados que apóiem seu projeto de emancipação *** O eleitorado daquela região só vai respaldar aqueles comprometidos com a bandeira da autonomia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)