Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

INFOPARTY: Rondônia terá aplicativo para o turismo


 

Um aplicativo de divulgação do turismo que leva a celulares e tablets um banco de dados com informações sobre os atrativos turísticos do estado será criado por meio de concurso durante a Infoparty, maior feira de tecnologia da região Norte, que será realizada de 17 a 19 de novembro, em Porto Velho, numa promoção do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). O APP Turismo Rondônia será desenvolvido durante o “Desafio de Inovação Infoparty 2017”, voltado para programadores e desenvolvedores com o objetivo de municiar o turista de informações sobre serviços, estabelecimentos, agenda cultural e entretenimento disponíveis no estado. Os participantes deverão formar equipes com quatro integrantes de, no mínimo, 18 anos. O grupo vencedor receberá o prêmio de R$ 15 mil. As equipes inscritas passam por uma avaliação com relação às informações prestadas no preenchimento do formulário de inscrição para, então, serem confirmadas.

O protótipo do aplicativo será apresentado ao final da feira com lançamento oficial previsto para o início de 2018, durante a apresentação do calendário turístico. “É um evento de vanguarda no âmbito regional e projeta Rondônia, também no turismo, movimentando a economia, já que atrai amantes das tecnologias vindos de outros estados”, diz o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar. Ele acrescenta que a criação do aplicativo representa um marco para o turismo, tendo em vista que a ferramenta será de grande utilidade para os visitantes, que poderão utilizá-la, em tempo real, durante a experiência turística. “A facilidade e o acesso gratuito ao aplicativo tendem a multiplicar o número de visitantes”, acrescenta.

A Infoparty é um acontecimento tecnológico voltado ao ambiente virtual com ênfase no empreendedorismo digital com a expectativa de que o evento receba um público de cerca de oito mil pessoas, durante as 48 horas ininterruptas de palestras de empreendedorismo (ciência e inovação), criatividade e entretenimento, workshops, competição de games, startups, estandes tecnológicos e praça de alimentação, dentre outras atrações. A proposta é tornar Rondônia referência tecnológica na Região Norte, fomentando o empreendedorismo digital, a inovação tecnológica e a educação na cultura digital, além de ampliar o network dos profissionais da região, descobrir talentos, acelerar projetos e fortalecer a cultura tecnológica.

Segundo a superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza, a Infoparty é um evento inovador, 100% custeado pelo governo de Rondônia e com entrada franca ao público. “O governador Confúcio Moura demonstra que está na contramão dos outros governadores porque, enquanto o restante do país tem cortado investimentos direcionados aos setores de ciência e tecnologia, ele surpreende ao investir nessas áreas’’, afirma Rosana Cristina.

A coordenadora da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), Epifânia Barbosa, explica que a Infoparty é um evento tecnológico para compartilhamento de ideias, mentorias para startups, competições de robótica, desafios de programação, jogos, rodadas de negócios, apresentação de ideias ou produtos tecnológicos, acesso a investidores anjo. Segundo ela, a intenção é inserir Rondônia no cenário tecnológico nacional, contribuindo para a formação de uma rede de empreendedores em inovação tecnológica e para o desenvolvimento econômico do estado.

PALESTRAS

Uma das mais conhecidas cientistas brasileiras no exterior, Duília de Melo é uma das palestrantes confirmadas no Infoparty 2017. Ela é pesquisadora do Instituto de Astrofísica e Ciência da Computação (IACS) e colabora com o Goddard Space Flight Center da Nasa. Duília conseguiu feitos inédito em Ciência e Tecnologia como astrônoma da Agência Especial Norte-Americana (Nasa), a exemplo da descoberta, em 1997, da supernova, um corpo celeste que surge após a explosão de uma estrela. Também foi a primeira pesquisadora a encontrar estrelas que se formam fora de galáxias: as chamadas bolhas azuis.

A Infoparty ainda contará com outros nomes de peso no cenário tecnológico, dentre os quais o jornalista Iberê Thenório, criador do website Manual do Mundo; Camila Achutti, fundadora do blog Mulheres na Computação e embaixadora do Technovation Challenge Brasil; Andrea Iorio, diretor do Tinder na América Latina; Dado Scheneider, criador da Palestra Muda; Conceição de Moraes, mentora no Startup Weekend; e Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)