Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Instituto Abaitará abre processo seletivo para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio



O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Agroecologia Integrado e para mais quatro cursos que serão implantados no início do ano letivo de 2017: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócio, Técnico em Aquicultura e Técnico em Informática. Todos integrados ao Ensino Médio Regular.

Gente de Opinião

Aula prática no Instituto de Educação Rural Abaitará

Segundo o vice-diretor, João Faria, o Instituto Abaitará irá ampliar o número de vagas, passando de 110 para 300.

Ele explicou que o prazo para se inscrever vai até o dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto no endereço eletrônico: www.institutoabaitara.ro.gov.br ou pessoalmente no próprio Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, que fica na RO – 010, Km 32, setor Abaitará no município de Pimenta Bueno. Outras informações pelo telefone (69) 9 8104 5709 ou pelo e-mail: [email protected].

O processo seletivo será por análise de currículo, realizado por uma comissão formada por profissionais da própria instituição.

Após a análise de currículo, o segundo critério de seleção será uma entrevista com os pais do aluno para identificar se realmente o pretenso candidato tem o perfil para o curso que esteja pleiteando. Além dos alunos que estudam e retornam para suas casas diariamente, o Instituto Abaitará oferece 216 vagas para internato ou semi-internato, sendo 132 vagas para meninos e 84 para meninas. Esses alunos irão morar na escola e serão custeados pelo governo do estado com moradia, alimentação, além do próprio ensino até a formação. O curso tem duração de três anos.

O vice-diretor disse que o Projeto Político Pedagógico do Instituto estabelece uma metodologia de organização do ensino que conjugam metodologias de Vivências Científicas, Intercâmbios Estaduais, experiências formativas e cursos de língua inglesa e informática para os 300 estudantes da unidade em 2017. “A infraestrutura de Abaitará permite que os estudantes realizem estudos aprofundados em bovinocultura leiteira e de corte, ovinocultura, piscicultura, horticultura de café, banana, mandioca, maracujá, abacaxi entre outros”, destacou.

João Faria também ressaltou o incentivo do governador Confúcio Moura, que vem de forma pioneira no Estado de Rondônia incentivando, direcionando ações e viabilizando a execução de projetos voltados à capacitação de jovens estudantes para a qualificação profissional no campo. “O Instituto Abaitará será referência nacional no que diz respeito à capacitação técnica voltada ao cultivo e tecnologias do campo, como também no desenvolvimento de tecnologia da informação voltada ao setor do agronegócio”, afirmou.

Leia mais:
Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará
Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia em Rondônia
Instituto Abaitará é oportunidade para ação transformadora, diz governador na entrega de novas instalações da escola


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

Instituição de Ensino Médio em Tempo Integral referência no Estado, a Escola Estadual Brasília celebra neste ano mais de quatro décadas  de existênc

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Alero capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE

Na manhã de quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma capacitação destinada aos estagiários de nível médio e supe

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)