Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Instituto Butantan começa a testar vacinas contra dengue em BH



Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil

O Instituto Butantan realizou ontem (6), em Belo Horizonte, o lançamento oficial dos testes clínicos da vacina contra a dengue. Outras doze cidades já estão com os testes em andamento. A previsão é de que o imunizante possa ser disponibilizado ao público até 2018.

O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria de Saúde de São Paulo. A vacina que ele vem produzindo utiliza vírus vivos alterados geneticamente. “Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas, como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença”, afirma Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan.

Os testes em Belo Horizonte são realizados em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até agosto de 2017, 1.222 pessoas serão recrutadas como participantes. Dois terços receberão a vacina e um terço receberá placebo, que não possui o vírus e assim não tem efeito. Nenhum deles terá conhecimento se foi aplicada vacina ou placebo. Durante cinco anos, os participantes serão monitorados para avaliar se houve proteção em quem recebeu o imunizante. Ao todo, serão envolvidos 17 mil voluntários em 13 cidades das cinco regiões do Brasil.

Testes e aprovação

Esta é a terceira fase de testes com a vacina e a última necessária para submetê-la à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma vez aprovado, o imunizante poderá finalmente ser produzido em larga escala e chegar às unidades de saúde. Os dados disponíveis até agora nas duas primeiras fases indicam que ele é seguro e eficaz, induzindo o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro tipos de vírus da dengue.

Além do Instituto Butantã, o laboratório francês Sanofi Pasteur também desenvolveu uma vacina contra a dengue. Aprovado pela Anvisa em dezembro do ano passado, o imunizante já foi disponibilizado na rede pública para a população de 30 municípios do estado do Paraná e também está a venda em clínicas privadas.

Pesquisa realizada em Honduras, Porto Rico, Brasil, Colômbia e México, países onde a dengue é endêmica, apontou que a eficácia da vacina do laboratório francês é, em média, de 66%. Ela se mostrou mais eficiente contra a dengue tipos 4 (83%) e 3 (73%) e menos eficaz contra os tipos 1 (58%) e 2 (47%). Por outro lado, a proteção contra formas graves chegou a 93%.

Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), avalia positivamente a vacina da Sanofir Pasteur, mas fez uma ressalva durante entrevista à Agência Brasil em setembro. "O único ponto negativo é a necessidade de três doses. Por que digo isso? Porque é muito difícil vacinar o adulto. Quando o alvo é uma faixa etária de 9 a 45 anos, há um desafio enorme de trazer as pessoas para a sala de vacinação. Ainda mais quando precisamos fazer isso três vezes, em intervalos de seis meses".

Este é um dos motivos pelo qual há grande expectativa em torno da vacina do Instituto Butantan, que é aplicada em dose única. Além disso, espera-se que um produto desenvolvido por uma instituição nacional possa garantir preços mais acessíveis e dar mais segurança à disponibilidade do produto no país.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)