Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Intercâmbio socioesportivo é o legado dos Jogos Intermunicipais de Rondônia realizados em Ariquemes


Gente de Opinião

Abertura aconteceu na noite de sexta-feira, em Ariquemes

A interação entre os atletas de 36 cidades dentro e fora das competições é o legado a ser deixado pelos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que teve a abertura oficial da 11ª edição na noite de sexta-feira (29), no ginásio Alberi Ferrasso, em Ariquemes. A competição já é considerada a maior realizada no Norte brasileiro e esse ano bateu o recorde com 2.500 atletas participando em 15 modalidades individuais e coletivas até o próximo dia 11.

“O objetivo do governo estadual é incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. É o legado do JIR”, disse em pronunciamento oficial Rodnei Paes, o titular da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pasta do governo responsável pela realização do JIR. Este ano os atletas foram classificados para essa etapa estadual em sete fases regionais.

“O esporte une pessoas”, sintetizou o prefeito de Ariquemes, Tiago Flores, que agradeceu ao governo estadual, por meio da Sejucel, pelo apoio técnico e financeiro na realização do evento em Ariquemes, que completa 40 anos no último dia de competição. Este ano, o JIR faz parte do calendário comemorativo dos festejos da cidade, já que é a primeira vez que a competição acontece na cidade desde a implantação em 1983.

A cerimônia oficial de abertura lotou as dependências do ginásio Alberi Ferrasso e duraram duas horas, encerrando com queima de fogos que perduraram por quatro minutos. Pelo protocolo, o evento foi iniciado com a formação da mesa de honra e em seguida autoridades da região foram acomodadas em uma tribuna de honra.

Gente de Opinião

Juramento dos atletas

Em seguida, ocorreu o desfile das delegações das sete regionais ficando a anfitriã por último. Os hinos Nacional e de Rondônia foram entoados precedendo as falas oficiais das autoridades. Dois atletas anfitriões do ciclismo revezaram na condução da tocha até o acendimento da pira olímpica.

O juramento dos atletas foi feito por uma atleta também anfitriã. As atrações artísticas aconteceram na última parte da solenidade de abertura, ocasião em que a história de Ariquemes foi contada desde a passagem da linha telegráfica pelo marechal Cândido Rondon até os dias atuais. Ao final das apresentações, o prefeito Tiago Flores declarou aberto os Jogos Intermunicipais de Rondônia.

JIR

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram instituídos em 1983 pelo governo de Rondônia com objetivo de oportunizar ao atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios e o fortalecimento das federações especializadas.

Pela primeira vez Ariquemes sedia a competição e o governo estadual suporta os gastos com hospedagem e alimentação dos atletas, técnicos e arbitragem. Durante 13 dias, os atletas disputam as seguintes modalidades: atletismo, capoeira, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, handebol e vôlei de praia.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Integrantes da delegação esportiva do Estado de Rondônia, composta por 49 atletas e um técnico, receberam incentivo do Governo de Rondônia para part

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)