Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Inversão de valores, mal uso das instituições e caos democrático. Por Francisco Aroldo


 
 
Inversão de valores, mal uso das instituições e caos democrático.
 
Por Francisco Aroldo, Economista.
 
Hoje definitivamente é o ultimo dia do primeiro mês deste ano histórico de 2018, calma, não é o William Bonner, é o seu articulista do Gente de Opinião que mais uma vez busca promover uma discussão hipotética com os leitores dessas escassas linhas.
 
Não quero me deter em pontos negativos ou mergulhar no farto material que ronda os nossos computadores e as midias sociais desde meados de 2014, ano da ultima eleição presidencial no Brasil; quero apenas mais uma vez colidir pensamentos gerais sobre a anacrônica torre de babel em que está se transformando nesse ínterim a nossa nação.
 
Eu mesmo em breve estarei no rol dos cinquentões e em razão disso vivi os anos 70, 80 e 90 como criança, adolescente, estudante, profissional e algumas vezes já nessa primeira década do terceiro milênio, como pesquisador, administrador, técnico e professor. Viajei por todo o Brasil, coordenei projetos, programas e empreendimentos e em razão de trabalho angariei amigos e amigas em quase todas as capitais com os quais mantenho contato e diálogo profícuo.
O Brasil anda mergulhado em muita escuridão.
 
As pessoas digladiam por ideologia, partidos, times, bônus, promoção, dinheiro, religião, pensamentos filosóficos e pelos sistemas de produção.
 
Este meu é o melhor, aquele dela ou dele não funciona, é enganação é fraude é comunista, ou é capitalista - são os gritos e os escritos que temos visto.
 
Uma sodoma; uma babel; uma tristeza.
 
Que legado esses primeiros vinte anos do terceiro milênio será realmente deixado para os nossos filhos e netos - essa é uma questão importante.
 
Os argumentos de A e de B fazem uma profusão, uma confusão.
 
Isso está afetando muito as relações humanas, familiares, empresariais, de trabalho, de renda e de vida.
 
Uma sociedade sem conceitos formais, sem norte institucional, com pessoas de todas as matizes em posições de poder social, publico e privado (econômico) fazendo e dizendo e divulgando e tudo o mais, sem freios, sem rumo, sem ética e ao sabor das vaidades e das "oportunidades" - oportunistas.
Enquanto tudo isso acontece o mal assola, violência contra tudo e contra todos: pais e mães, crianças, adolescentes, crentes e pagãos, pretos e brancos, hétero e homo, bem e mal se misturam - um liquidificador social que não deverá produzir bons resultados.
 
Uma sociedade prescinde de lideres com visão de coletivo, de nação, de estado e não de famílias, times, grupos ou partidos ou ainda de igrejas.
 
O Brasil passa fome de projetos e programas regionais e nacionais.
Está á míngua e naturalmente à bancarrota moral.
 
Sem vislumbrar luz no fim do túnel é importante, vital, parar tudo.
 
Observar, reduzir a marcha viral e buscar no dialogo um projeto coletivo - unir forças e dar um basta nas injustiças - procurar nas coisas simples do dia a dia um novo pacto social para salvaguardar nossos netos que precisarão (futuro) de trabalho, oportunidades e renda para continuar o sonho dos nossos pioneiros e da República.
 
Vamos resgatar valores e conduta de liderar para o bem do coletivo e não estou falando de socialismo e nem de comunismo.
 
Falo de gente com moral, conduta, pensamento em Brasil com olhos para 2030 e 2040.
Onde andam esses seres humanos, esses brasileiros estão fazendo falta.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

Desde o ano de 1.992 com a ECO92 ocorrida no Rio de Janeiro, muita coisa vem ocorrendo no planeta em relação aos inúmeros esforços de mitigação dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)