Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Investir no setor rural é garantia de saída da atual crise


 
O agronegócio, em meio a crise politica, a crise fiscal e a crise econômica brasileira, continua em 2016 velejando bem, apesar do mar revolto; continua rendendo divisas ao país e sinalizando com crescimento real em produção, para o alivio do executivo, dos poderes constituídos e da sociedade brasileira. E não à toa a gigante Globo tem veiculado slogan sobre o Agro em horario nobre. Talvez patrocinado pela CNA, mas certamente que fazendo justiça ao agricultor e pecuarista de todos os matizes. Isso nos conforta como cidadãos ‘e verdade, mas cabe aos governos estaduais e a própria União ter uma clara politica de incentivos para a produção agropecuária neste final de década para que o mundo ao comprar nossos produtos possa receber qualidade, perenidade e diversidade pelo preço justo.

Aproveitar o momento de aprovação em todos os estados do orçamento público para 2017 e no ano que vem as revisões de PPA – Plano Plurianual de Investimentos é uma forma de honrar esses produtores com mais do que propagandas e medalhas de honra ao mérito.

Promover a redução de despesas em áreas de menor importância e criar mecanismos de fomento e apoio racional ao setor rural e mesmo estratégico para que o Brasil possa vencer a crise porque passa atualmente; medidas duras e visão de futuro e mesmo uma receita ortodoxa, remédio amargo, mas de resultado em médio prazo.

Mesmo em meio a turbulência no campo politico e institucional, alguém precisa divisar os meios de garantir nos próximos cinco anos o desempenho e os resultados do setor que vem dando show de produtividade, perenidade e diversidade nos contratos com o resto do mundo: o agronegócio salva a balança comercial do pais desde 2013, mas precisa agora de fomento e de apoio de pequenos investimentos. Investimentos que jamais podem ser encarados como despesas, pois trazem o necessário e bem-vindo retorno econômico em curto e médio prazos.

Os prazos legais para a revisão e a devida aprovação da LOA em todos os estados está à porta, mês de dezembro, portanto mãos à obra.

Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira
Economista

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)