Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

IPVA EM RO: R$ 260 milhões em 2018


Gente de Opinião

Contribuintes devem ficar atentos as datas de pagamento

Mais de R$ 260 milhões é a estimativa de arrecadação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício financeiro deste ano em Rondônia. O governo oferece descontos para quem quitar os débitos deste ano e contempla ainda quem tiver prestações atrasadas.

Segundo informou o gerente de fiscalização da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), Daniel Antônio de Castro, o parcelamento do débito deste ano será feito em três vezes, sem juros e correção. Estão isentos de pagar o IPVA Rondônia os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Débitos atrasados em 2017 poderão ser quitados em até nove vezes, e os anteriores, incluindo 2016, em até 15 vezes. Nesse caso, o prazo vencerá em 19 de março. O parcelamento é feito pelo Programa de Recuperação de Créditos do Governo de Rondônia (Refaz) aqui.

“Após essa data, os débitos voltam a ser pagos nas condições atuais; o Refaz reduz multas e juros, de acordo com os prazos”, destacou Castro.

Recursos do IPVA possibilitam a manutenção de estradas, ruas e rodovias do País. Aproximadamente 50% do valor desse importo em Rondônia são destinados ao município onde o veículo foi licenciado.

ALÍQUOTAS

Todos os contribuintes do IPVA que ele não tem valor fixo. Executa-se o cálculo a partir de seu valor e da alíquota de cobertura, explica Castro.

O valor das alíquotas em Rondônia é: 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos ou aquáticos e similares, a taxa de 1% também vale para os veículos destinados a locação. Motocicletas, ciclomotor e similares com até 100 cilindradas terão taxa de 2%. Veículos não mencionados ficam com o valor da alíquota de 2,5%.

“É bem simples o pagamento: a pessoa paga a partir do boleto oficial emitido pelo Detran, ou por meio da segunda via impressa”, assinalou o gerente.

O pagamento pode ser feito no próprio Detran ou nos Bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, e casas lotéricas.


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)