Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Itapuã do Oeste recebe apoio do governo estadual


Gente de Opinião

Durante a reunião, equipe de governo define ações e anuncia benefícios para Itapuã

Coordenada pelo governador Confúcio Moura, reunião com auxiliares da saúde, educação, agricultura e segurança pública realizada na manhã desta segunda-feira (10) em Itapuã do Oeste, a 110 quilômetros de Porto Velho, definiu a execução de algumas ações em benefício da população, pleiteadas pelo prefeito Marcio Garcia Cavalheiro. O encontro ocorreu na sede da prefeitura.

O governo anunciou a entrega de duas ambulâncias, uma van para remoção de pacientes e a aquisição de 16 ônibus escolares para os estudantes da educação básica. Segundo o secretário-adjunto da Educação, Márcio Felix, é o município que mais receberá ônibus escolares.

O prefeito irá assinar convênios do repasse das ambulâncias nesta terça-feira, 11, em Porto velho. O município tem sete escolas, três rurais e quatro urbanas.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) se comprometeu com o transporte e fornecimento de mil toneladas de calcário, o que deixou satisfeito o prefeito Márcio Cavalheiro. “Não temos condições de investir nesse transporte”, disse no início da reunião. Segundo ele, 300 famílias de produtores serão atendidas com o calcário. A secretária-adjunta Mary Braganhol anunciou o aumento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Itapuã do Oeste. Para Rondônia,  chegará a R$ 9 milhões.

Itapuã do Oeste tem  11 mil habitantes, e produz soja, mandioca, café, abacaxi e arroz dentre outras culturas.  O município vem se destacando na produção de leite, cuja produção saltou de 9 mil litros no início do atual governo para 20 mil litros diários, segundo o diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho.

“Acredito que aqui para Itapuã o nosso governo fez a diferença, podemos triplicar a produção de leite”, disse Francisco Coutinho, dizendo que no que se referente a operações de crédito e projetos de apoio à agricultura as ações estão acontecendo, e irão dar um salto maior com a regularização das terras públicas da União  pelo Estado, o que foi definido na Medida Provisória 759. “Itapuã tem uma perspectiva no campo excelente. Daqui a dez anos será diferente, muito melhor”, disse.

O governador Confúcio Moura disse que há meios suficientes no município para gerar riqueza. Além de laticínio, tem madeireira e mineradora, e lembrou que agora tem energia de sobra. Itapuã cresceu também na produção de peixes – havia 80 hectares de lâmina d’água e hoje são 537 hectares, em diversas propriedades, todas licenciadas pelo órgão ambiental do estado.

Foi acertado no encontro, atendendo a demanda local, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá promover a limpeza urbana do município, o que começará na semana que vem. “Pode já pedir à população que separe seu entulho, junte o que tiver de juntar do quintal, que estaremos aqui na semana que vem”, disse o diretor Ezequiel Neiva. O DER também irá tapar buracos das vias.  O município já foi contemplado com 10 quilômetros de asfalto urbano, o que beneficiou 26 ruas por meio do projeto do governo Asfalto Bom.

Também houve o compromisso, por parte do governador Confúcio Moura, de liberar o cascalho necessário, disponível pela empresa mineradora instalada na região, para que a prefeitura possa trabalhar em conjunto com o DER na recuperação de vias.

O secretário de Defesa, Segurança Pública e Cidadania (Sesdec) coronel Lioberto Caetano, por orientação do governador, irá desenvolver uma estratégia de policiamento com mobilização da comunidade e agentes públicos do município para conscientizar sobre cuidados em relação ao patrimônio. A ocorrência de furtos é grande na região.

Participaram da reunião os secretários do município José Evandro Nascimento (Obras); Emilio Carlos Cardoso de Camargo (Saúde), Rosiane Barbosa de Araújo (Assistência Social);   a diretora-executiva da Secretaria de Estado da Saúde Maria do Socorro Rodrigues da Silva; a secretaria executiva da Governadoria Cira Moura; o presidente da Câmara de Vereadores Itamar José Felix; o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp.

Leia mais:

 Produtor de Itapuã do Oeste se destaca com cultivo de 180 mil pés de abacaxi em oito hectares

 Itapuã do Oeste reforça economia com mais duas novas agroindústrias


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)