Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: Prefeitura incentiva plantio de árvores



Para incentivar a população a plantar e cuidar das árvores, recuperar áreas degradadas e ampliar os espaços verdes a Prefeitura de Ji-Paraná está ampliando as ações do Programa Municipal de Arborização junto a sociedade. Como parte deste trabalho, foi realizado no último domingo (15), uma parceria com a Cooperativa de Apoio e Prestação de Serviço (Uniprov), na realização do Dia “C”, dia de Cooperar, evento social voltado a conscientização ambiental.

Durante o evento, realizado no 2º Batalhão de Policia Militar, foram realizadas palestras ministradas pela professora do Departamento de Direito Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Irene Sakuno, sobre queimadas e desmatamentos e ainda o plantio de árvores frutíferas no pátio do Batalhão de Polícia Militar e nas mediações do bairro Aurélio Bernardi.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Reinaldo Pereira, o Programa Municipal de Arborização, prevê além dessas parcerias, a produção e distribuição de mudas à população em pit stop e doação no Viveiro Municipal, que foi ampliado e reestruturado.

Reinaldo ressaltou que desde o inicio do Programa no ano de 2013, Já foram mais 20 mil mudas distribuídas e cerca de oito mil mudas plantadas nos pátios das escolas municipais, órgãos públicos, praças, áreas de lazer, canteiros centrais de diversas avenidas como Menezes Filho, Ji-Paraná, Clóvis Arraes, Dois de Abril e marginal da BR-364.

O coordenador de Educação Ambiental da Semeia, Gilson Prates, lembrou que foi preciso um grande trabalho da Prefeitura visando melhorar a produtividade do Viveiro municipal para atender a necessidade dessas parcerias e do programa municipal. “Para que pudéssemos colaborar com esses eventos sociais, precisamos ter um local adequado com capacidade para produzir e doar mudas da nossa região. Hoje o viveiro possui várias espécies como oiti, boliviana, jatobá, acácia, ipês, açaí, ingá, tamarindo, pau-brasil, cedro rosa e as famosas palmeiras imperiais disponíveis à população”, enfatizou.

Além da distribuição das mudas, a Secretaria de Meio Ambiente, atua também na recuperação das áreas degradadas das margens dos rios e igarapés na área urbana. O objetivo é diminuir os impactos ambientais em Ji-Paraná.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)