Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ji-Paraná: Trânsito Legal é estendido para escolas urbanas



A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito – AMT e com a Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos – SEMDAErealizou na manhã da última segunda-feira, dia 19, a cerimônia de abertura da segunda fase do Projeto Trânsito Legal – Garanta seu caminho, dirigindo certinho”. Nesta fase, o Trânsito Legal será estendido para mais 17 escolas municipais de Ensino Fundamental da área urbana, com a participação de aproximadamente 5,3 mil alunos.

O Projeto Trânsito Legal foi lançado no ano passado e tem por finalidade promover a conscientização dos pais motoristas, formar futuros motoristas e a prevenção de acidentes no trânsito de Ji-Paraná. Inicialmente apenas seis escolas da área rural foram contempladas pelo Trânsito Legal.

O Projeto Trânsito Legal conta com uma coleção de livros didáticos e material audiovisual – vídeos institucionais, que serão disponibilizados aos alunos participantes. Os vídeos institucionais do Trânsito Legal também serão veiculados na mídia local.

Ao final do período de aprendizagem, os alunos participantes do Trânsito Legal receberão uma carteirinha de Agente Mirim de Trânsito, constando o nível/série em que se encontra, que servirá como incentivo para que os pais possam participar ativamente do Projeto.

De acordo com a coordenadora do Trânsito Legal, Guilhermina Heringer, o treinamento dos professores que atuarão no Projeto tem início ainda este mês de março. Os formadores do Trânsito Legal serão os agentes de trânsito Hélio Costa Carvalho e Aécio Santiago Moraes, que repassarão seus conhecimentos aos professores, que trabalharão com os alunos em sala de aula, com apoio do material didático. Passam a integrar a coordenação do Trânsito Legal este ano, técnicos e servidores da Superintendência Geral de Apoio Técnico – Sugat, que, entre outros, ministrarão palestras com orientações do uso seguro do transporte escolar.

“Nós temos que parar de agir por medo e começar a agir por respeito e consciência no trânsito. Parar com aquela coisa de “Olha o guarda, põe o cinto!”. Temos que usar o cinto porque é lei, é para prevenir acidentes e não por medo da multa. É isso que temos que ensinar, mostrar para nossos filhos, nossas crianças”, lembrou a superintendente de Ensino da Semed, Edilaine Alves da Silva Nogueira, que na ocasião representou a secretária de Educação, Leiva Custódio Pereira.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)