Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Jorjão fala do ano de 2015 na Funcultural de Porto Velho


Jorjão fala do  ano de 2015 na Funcultural de Porto Velho - Gente de Opinião

‘Da mesma forma que foi destinado recurso para os grupos folclóricos no circuito junino, as escolas de samba também terão apoio para montar seus enredos’  

Ao ser convidado a avaliar as ações da Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural seu presidente Antônio Jorge dos Santos – Jorjão, começou pela decoração natalina que este ano encantou a população, pela beleza nos locais onde foi instalada, em especial, a programação cultural no Parque da Cidade com a encenação da peça “Presépio Vivente” um trabalho da comunidade Santiago Maior e das cantatas e outras atividades culturais. Jorjão também fala sobre a programação do Mercado Cultural e dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2016 e termina, divulgando a programação que vai acontecer na festa da virada e até lembra, que antes da festa da virada, tem o desfile do Bloco Mistura Fina.

E N T R E V I S T A 

Gente de Opinião

Zk – Quem é o Jorjão?

Jorjão – Meu Nome é Antônio Jorge dos Santos, nasci no dia 05 do 05 de 1955, em Niterói (RJ). Morei no conjunto Mal. Rondon e casei no dia 4 de janeiro, outra data importante para o estado de Rondônia quer dizer, tem tudo a ver com Marechal Rondon (Rondon também nasceu num dia 5 de maio).

Zk – Agora vamos falar sobre a Fundação Cultural de Porto Velho em 2015 já que você é o presidente da mesma?

 Jorjão – Posso dizer que fiquei muito surpreso, no aspecto positivo. Explico! Quando cheguei aqui, como amigo do atual prefeito Mauro Nazif, vi que não tinha nada que fazer e sim aprender com a equipe que já estava aqui. O Marquinho estava na presidência, o Rafael, Flávio, Flamarion e outros jovens com muito ideal, pessoas muito ligadas ao meio cultural e que já vinham fazendo cultura dentro de uma ONG – Coletivo C.A.O.S. Fiquei assim de boca aberta aprendendo com a capacidade e a vontade desses jovens de fazer e de mostrar alguma coisa e apesar de ter o dobro da idade deles fiz foi aprender.

Zk – Exemplo desse aprendizado?

Jorjão – Como eles organizaram todo aquele período do Circuito Junino, trazendo as comunidades pra dentro da Fundação, investindo pesado nas indumentárias das quadrilhas e bois bumbas, na estruturação de palco, som e luz para que essas comunidades pudessem levar o evento a bom termo, com todo apoio institucional da prefeitura, vi tudo aquilo e fiquei encantado, até que aconteceram todos aqueles entreveros que vocês todos acompanharam com a polêmica no caso do show do Alceu Valença.

Zk – O que aconteceu com a tal CPI dos Shows?

Jorjão – Ficou provado que não tinha nada demais, foi tudo uma questão contratual, de valores daquela época do ano, já que o Alceu é um artista renomado e muito requisitado. O pessoal da produção dele já tinha nos avisado, que o show em Porto Velho seria mais caro “já que teremos que nos deslocar daqui do Nordeste onde fazemos dois shows por noite”. Bom, deu no que deu e tudo foi explicado e esclarecido, não houve nada de má fé, os meninos foram audaciosos, realizaram três shows que abalaram a cidade durante dez dias. Poucos falaram sobre a preocupação dos meninos em valorizar o trabalho do artista local. Assim foi na festa de comemoração de 101 anos do município de Porto Velho quando todos os shows foram realizados com artista locais e como vai acontecer no show da Virada do Ano, quando noventa por cento dos shows serão com artistas locais.

Zk – Outras ações da Funcultural em prol dos nossos artistas?

Jorjão – Publicamos o livro do Anísio Gorayeb, a própria banda Versalle que fez sucesso no sul, contou com nosso apoio, pois contribuímos com a gravação de CDs antes deles viajarem. Artistas plásticos estão aqui permanentemente conosco fazendo exposição dos seus quadros, nesse caso promovemos café da manhã, confecção de folders e divulgamos na mídia o evento. Isso não é trabalho meu não, sou apenas coadjuvante nessa história.

Zk – Como vai ficar a programação do Mercado Cultural em 2016?

Jorjão – Inclusive conversamos recentemente com o Ernesto Melo que nos apresentou um projeto. Gostaríamos que outros artistas e entidades nos ajudassem na elaboração da programação do Mercado Cultural para o ano de 2016. Nossa intenção e vamos fazer, é criar o projeto “Mercado Cultural Itinerante”. O próprio prefeito tem nos cobrado isso, pois segundo ele, seu sonho é fazer de Porto Velho a cidade da música. 

Zk – Como está a programação relativa aos desfiles das nossas escolas de samba. Vai acontecer em 2016?

Jorjão – Da mesma forma que foi destinado um recurso para o circuito junino... Reparamos que em muitas comunidades as mesmas pessoas que participam dos grupos folclóricos também fazem parte das escolas de samba. Tivemos a oportunidade de visitar o barracão da escolas de samba São João Batista e ao chegarmos estava se apresentando um boi bumbá e ao conversar com o presidente ele explicou que a escola apóia grupos de quadrilhas e grupos de bumbas “tudo faz parte da nossa comunidade” disse ele.

Zk – Isso quer dizer que as escolas de samba também serão agraciadas com recursos da prefeitura?

Jorjão – Foi o que o prefeito nos cobrou quando voltamos com o Flor do Maracujá, com a antiga Expovel que agora é Porto Agro e precisávamos voltar com o carnaval das escolas de samba fato que vai acontecer no carnaval de 2016.

Zk – Vamos voltar a apreciar os espetáculos das fanfarras?

Jorjão – Essa é uma das nossas metas. As fanfarras contribuem muito para a formação de músicos dentro das escolas, recentemente fiquei realmente emocionado ao visitar a escola Joaquim Vicente Rondon e constatei que ela tem não mais uma fanfarra, mas, uma orquestra sinfônica a coisa mais linda do mundo.

Zk – Já foi definido o local dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2016?

Jorjão – Discutindo com os presidentes das escolas de samba passamos o seguinte: A área do Parque dos Tanques é ideal para os desfiles das escolas de samba. Por ser um espaço totalmente murado oferece melhor segurança ao público.

Zk – Para encerrar. Como será a programação da festa da virada?

Jorjão – A festa vai começar com o show das escolas de samba. Em seguida teremos o show do Marquinho do Cavaco, depois a Banda Versalle e logo em seguida 23h30, o show da dupla João Bosco e Vinicius. A meia noite terá o espetáculo pirotécnico que vai durar 15 minutos. João Bosco e Vinicius voltam a se apresentar. Preparando o público para a grande apoteose que será o desfile da Banda do Vai Quem Quer teremos o show da Banda Cobras do Forró. Lembrando que este ano o palco será montado na esquina da Farquar com a Sete de Setembro. A surpresa para o dia 1º no mesmo local, só que a partir das 19h00, teremos o show da cantora gospel Aline Barros.

Zk – No mais?

Jorjão – Um maravilhoso 2016 pra todos!

FOTOS -  DE ANA CÉLIA SANTOS

Jorjão fala do  ano de 2015 na Funcultural de Porto Velho - Gente de Opinião

ASSISTA ENTREVISTA DE JORJÃO NO PROGRAMA TEMPO REAL,
CONCEDIDA A JORNALISTA ELISÂNGELA. NA SIC TV.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)