Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Jovens empreendedores fomentam ecossistema de startups



Jovens empreendedores de Rondônia estão fomentando ecossistema de startups para incentivar o empreendedorismo digital no Estado. A proposta é criar  um ambiente no qual há diversos atores que oferecem suporte e apoio para as startups se desenvolverem.

Geralmente, o ecossistema é identificado como uma cidade ou região. Nesse sentido, o exemplo mais clássico é o Sillicon Valley (Vale do Silício em português) nos Estados Unidos, região onde se concentram gigantes da tecnologia como Facebook e Google.

No Brasil, já existem várias comunidades de startups que tem se destacado no cenário nacional e até internacional como, por exemplo, o Sururu Valley (em Alagoas), San Pedro Valley (em Belo Horizonte), StartupSC (em Santa Catariana), entre outros ecossistemas.

Quem empreende na era tecnológica aposta que essa união é fundamental para todos que estão inseridos nessas comunidades. Com esse cenário, há oportunidade de debates sobre temas em comum, troca de experiências com a probabilidade de se fechar negócios e garantir a atração de novos investimentos.

Seguindo a filosofia de que um negócio  nunca alcança o sucesso isoladamente , os empreendedores de Porto Velho estão se unindo e buscando essa proatividade para fazer novos relacionamentos e trocar informações.

De acordo com o empreendedor Fawez Holanda, há inúmeras startups promissoras surgindo em ecossistemas menores que em alguns casos chegam a apresentam vantagens quando comparadas a grandes cidades.

“A título de exemplo, podemos citar custo inferior de locação de espaços físicos para sediar o empreendimento, facilidade em acessar atores importantes como parceiros de negócios, potenciais investidores, adotantes iniciais da tecnologia, especialmente em se tratando de negócios B2B; dentre outras”, enumera Fawez.

De acordo com empreendedor João Neto, Rondônia tem um vocação  incrível nesse campo, o que pôde ser visto no evento Startup Weekend Porto Velho realizado recentemente.

“Foram apresentadas 44 ideias de startups e 14 selecionadas e desenvolvidas em um final de semana”, destaca ele. “Essas startups poderiam, seguramente, avançar com seus projetos, uma vez que as equipes demonstraram um sólido potencial”, completa. 

O advogado e empreendedor  Edson Pontes Pinto faz questão de frisar que o ecossistema é formado por pessoas e pertence à comunidade. “Com a união de empreendedores, intraempreendedores, educadores, entre outros atores deste ecossistema, é plenamente possível fazer de Rondônia uma referência no Brasil no que se refere à inovação, tecnologia e startups”, prevê.     

Nessa perspectiva, empreendedores que participaram do Startup Weekend Porto Velho  se reuniram  após o evento para compartilhar as experiências e conhecimentos adquiridos.

Na ocasião, decidiram lançar uma pesquisa para que a própria comunidade batize o nome do ecossistema de startups de Rondônia, o qual está se desenvolvendo a passos largos.

A ideia, destaca o empreendedor Eduardo Fumyari,  é que a comunidade se sinta, ainda mais, parte desse momento importante que está acontecendo. Os nomes para serem escolhidos são: Rondon Valley ou Tambaqui Valley, fortalecendo, portanto, a identidade regional. 

Participe você também desta enquete votando neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/ecossistemaro

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)