Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Lançamento do Caderno de Conflitos no Campo em Rondônia


Gente de Opinião
Fotos e texto do MAB

Hoje (20), em Porto Velho, aconteceu o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo 2016, organizado pela Comissão Pastoral da Terra e a diocese de Porto Velho. O Relatório anual traz registros das ocorrências de conflito e de violência sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras da terra, e é uma referência no Brasil.

O lançamento contou com a participação de dezenas de lideranças do campo, de movimentos sociais e organizações como o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Liga dos Camponeses Pobres – LCP, Conselho Indigenista Missionário – CIMI e Organização dos Seringueiros de Rondônia – OSR.

“Em Rondônia os conflitos se concentram em maior número na região do Cone Sul e do Vale do Jamary, com diversidade de sujeitos envolvidos e também em tipos diferentes de conflitos” como apontou Zezinho da CPT. Segundo ele, “foram 14 camponeses assassinados em 2016 no estado, sendo que parte deles tem envolvimento direto de agentes do estado, através de milícias paramilitares, que envolvem policiais militares e oficiais do alto comando da própria Policia Militar”.

Dom Roque, arcebispo de Porto Velho e presidente do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, destacou a necessidade de organização para enfrentar a violência no campo, e que “não deixamos de lutar e ter esperança, que os pobres possuirão a terra”.

Gente de Opinião

A Amazônia Legal, que compreende toda a região Norte mais partes do Maranhão e Mato Grosso, concentrou, em 2016, 79% dos “assassinatos”: 48 dos 61 registrados; 68% das “tentativas de assassinato”, 50 das 74; 391 das 571 “agressões físicas”, e 171 das 200 “ameaças de morte”, 86% e 192 das 228 pessoas presas.

“No contexto de crise internacional do capital, a tendência é que a situação no campo piore, principalmente na Amazônia, pois em crise o capital procura avançar sobre base naturais” como explica João Dutra do MAB, ainda segundo João “não há saídas institucionais para a solução dos conflitos, o direito é conquistado na luta”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)