Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Lebrão fala sobre negociações para usina binacional e Comissão de Integração


 Gente de Opinião

O deputado José Lebrão (PMDB), em sessão nesta terça-feira (14), em justificativa quanto a sua ausência na semana anterior, versou sobre as negociações entre o Estado de Rondônia e departamentos da Bolívia, que pretendem, juntamente com o Brasil, abrir uma Comissão Permanente de Integração Regional e a instalação da primeira usina binacional entre os países.

Segundo o parlamentar, em viagem com o vice-governador Daniel Pereira (PSB) na semana passada ao departamento de Pando, na Bolívia, foram discutidas questões como a implantação de uma usina binacional para os países. “Ela dará condições para implantarmos também as eclusas nas usinas de Santo Antônio e Jirau e teremos o rio Madeira totalmente navegável entre Manaus e Vila Velha da Santíssima Trindade”, afirmou Lebrão.

Em seu discurso, o deputado também falou sobre a implantação de uma Comissão permanente de Integração Regional que permitirá, entre outras questões, um maior desenvolvimento para os departamentos e para Rondônia em áreas como educação, segurança nas fronteiras, cultura e outros. Além do Pando, os departamentos de Beni e Santa Cruz também poderão entrar no acordo.

Lebrão exaltou a importância do deputado Aírton Gurgacz (PDT-RO) que, desde 2013 auxilia o deputado com os planos para a usina. Ele também agradeceu o apoio do Dr. Neidson (PMN) e elogiou o trabalho do vice-governador pelo bom trabalho. “O vice-governador está de parabéns, principalmente pelo seu trabalho diplomático que nos facilita uma ponte entre ambos os países”, destacou.

O deputado também registrou seus agradecimentos às autoridades da Bolívia e do Peru, principalmente ao governador do departamento do Pando, Luiz Flores, e ao doutor Ludwing Batista, reitor da Universidade Amazônica de Pando, que possui cerca de 90% de estudantes brasileiros estudando. “Nós temos muito orgulho dos nossos alunos e, hoje, graças a universidade do departamento, o Brasil tem sua primeira turma de medicina se formando no Pando”, concluiu o parlamentar.

ALE/RO - DECOM - [Isabela Gomes]
Foto: Ana Célia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)