Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Luiz Gonzaga de Carvalho - Contos da beira do rio Madeira


            
Ô gente pra mentir tanto.
Não gosto de gente mentirosa,
pois tudo que falo é verdade

Luiz Gonzaga de Carvalho
Contos da beira do rio Madeira

Luiz Gonzaga de Carvalho  - Contos da beira do rio Madeira - Gente de Opinião

Dessa vez encontramos uma pessoa que garante que a estórias aqui contadas são verdadeiras. Estou falando do seu Luiz Gonzaga Carvalho tio do fotógrafo Roni Carvalho que atualmente mora num sítio na estrada do Belmonte a uns 12 Km do centro de Porto Velho. Geralmente quando alguém nos conta esse tipo de estória, diz que ouviu da boca de outra pessoa, nunca se passou com ela. Não é o caso do Luiz Gonzaga um cidadão que perdeu tudo que tinha com a enchente de 2014 e somente agora está começando a recompor os prejuízos com a plantação de cebolinha, chicória, quiabo, feijão de corda, pimenta de cheiro, açaí e outras frutas. “Perdi a plantação de mais de mil pés de cupuaçu, e pupunha assim como animais como  carneiro e galinha”.

Caboclo vivido nas barrancas do Madeira e seus afluentes Luiz Gonzaga diz que já viu o Mapinguari, Matinta Pereira e até a Mula Sem Cabeça que dava surra nos seus cachorros.

Essas estórias que ele garante, são verdadeiras, estão na entrevista que segue:

E N T R E V I S T A

Zk – Nasceu e se criou aonde?

Gonzaga - Nasci na localidade de Prosperidade no baixo rio Madeira que fica acima de São Carlos confronte a Boca do Jamari. Minha família mexia com fumo – tabaco. Meu pai José do Carmo de Carvalho  e minha mãe Helena Maria de Jesus era muita gente só de filhos eram 14. Eu mesmo sou pai de cinco filhos Mirian, Lucia Merivan, Sivinha e Marcos. Comecei trabalhar com a idade de 12 anos, hoje já estou com 62.

Zk – Por você ter vivido em muitas localidades deve conhecer muitas histórias e estórias da beira do rio?

Gonzaga – Conheço muitas estórias. Já fui pescador profissional registrado na Colônia Z-1. Na Boca do Jamari tinha um flutuante da Coringa que era frigorifico e a gente pescava pra pegar dourado, surubim e outras espécies de peixe de couro. Pescava entregava pra eles e só recebia no final do mês. Era bom, basta lembrar que no inverno a gente não fazia nada, porque os rios estavam muito cheios assim como os lagos e igapós. Depois que me mudei pro Monte Belo passei a pescar pra vender. De seis horas da tarde até nove horas da noite pegava de 40 quilos de Surubim.

Zk – Vendia o peixe fresco?

Gonzaga - Não. Vendia o peixe salgado, seco. Numa bacia grande a gente colocava pimenta do reino, sal e colorau e o tendal de flecheira já tava no jeito e colocava pra secar, nosso peixe era bem tratado dava até vontade de comer daquele jeito.

Zk - Me contaram que você conhece várias estórias de Boto. Tem alguma aí na agulha?

Gonzaga – Tem a de uma prima que morava acima do Guarani que foi encantada pelo Boto. Muita gente não acredita, ela era filha do tio Facundes. O Boto a levou para o fundo do rio ela passou uma temporada pra lá até que eles a trouxeram de volta. Ela contava que lá onde ela morava no fundo do rio, era igualzinho aqui em cima, ou seja, era uma cidade igual a nossa. Acontece que depois que ela voltou pra nossa convivência, de tempo em tempo queria voltar pra cidade deles. O pai dela e seus irmãos a amarravam e mesmo assim ela conseguiu voltar pra lá, ela estava apaixonada pelo Boto. Da segunda vez que ela voltou passou a ser curandeira, rezadeira. É como dona Preta hoje, é claro que dona Preta não foi encantada pelo Boto como minha prima foi. Dona Preta mora em Conceição do Galera e muita gente vai se tratar com ela, gente da capital mesmo.

Zk – Tem alguma história da Dona Preta?

Gonzaga – Certa vez levei minha mulher que tinha parido nossa primeira filha a Mirian e passou três dias sem falar, em coma como se estivesse morta, aí a levei com Dona Preta e com os poderes de Deus hoje ela ainda está viva.

Zk – Outra?

Gonzaga – O cara levou a mulher que estava buchuda (grávida). O objetivo era saber se o filho era dele. Depois de atender todo mundo que estava lá os “Mestres” (guias) falaram: O senhor veio saber se esse filho é seu ou de outra pessoa é isso? - Vim atrás da verdade respondeu o desconfiado e a entidade que estava incorporada em Dona Preta respondeu: Esse filho que sua mulher tá esperando, é do seu irmão que está ai ao seu lado. O cidadão saiu cabisbaixo.

Zk – É verdade que você viu o Mapinguari?

Gonzaga – Isso aí foi o seguinte: No local tinha uma ‘cacai’ que é o lugar onde o pessoal toca fogo no verão e fica só os tocos das árvores, tinha um lago pra la e outro pra cá por onde a gente descia pro rio Jamari, e a gente costumava pescar no lago do lado de cá onde a terra era geral, fica na terra firma onde não alaga. Tinha um cara que andava com a gente e ele gostava de dar uns gritos quando chegávamos naquele lago. O senhor sabe que na mata, a gente não pode andar gritando porque ninguém sabe o que existe dentro dela. Bom, a gente pescava nesse lago direto, por causa dos gritos as vezes não queríamos que ele fosse. Papai cansou de dizer pra parar com aquilo.

Luiz Gonzaga de Carvalho  - Contos da beira do rio Madeira - Gente de Opinião

Zk – E o Mapinguari?

Gonzaga – Naquele dia, fomos em cinco. Primeiro a gente pegava alguns peixes para fazer o jantar, era muito gostoso, caldeirada de peixe fresco pegado na hora, com chicória, cheiro verde, farinha d’água e pimenta murupi ou então moqueado (assado na brasa). Naquela noite após o jantar tomamos café, quem fumava acendeu o cigarro e ficamos conversando. Quando deu por volta de nove horas da noite, saímos para o meio do lago para realmente  começar a pescaria. Eram dois em cada canoa, um pilotava e o outro jogava a tarrafa, já na saída pro meio do lago ele começou gritar, era cada grito que estrondava na mata, ele dizia que gostava de ouvir o eco do grito no meio da mata. Naquele dia quando já estávamos com uma boa quantidade de peixe resolvemos parar a pescaria e voltamos para o local onde havíamos deixados nossos paneiros e os apetrechos para escalar (abrir) o peixe pra salgar, quando de repente ouvimos, vindo do outro lado do lago um grito estranho. Ele falou, tem um parceiro pescando pra la e eu falei, rapaz, não é gente não e acaba com esses gritos, se é pra você continuar gritando é melhor ir embora. Quando o bicho gritou de lá e ele respondeu daqui, foi muito ligeiro, o bicho respondeu e sentimos que ele estava muito perto e eu alertei mais uma vez, não te falei que não era gente. O próximo grito o bicho estava mais perto, foi quando eu disse, meus irmãos, vamos pegar a canoa e vamos embora.

Zk  - E o bicho?

Gonzaga – Quando já estávamos no largo do lago em nossas canoas, o bicho apareceu na beira. O bicho com um pelo tão feio que nunca tinha visto igual, só tinha um olho no meio da testa. Olha que a terra era dura e onde ele pisava ficava um buraco imenso. Nossa sorte foi que por causa do pelo muito extenso ele não caia n’água. Quando chegamos em casa contamos pro papai e ele disse que era o Mapinguari. Daquele dia em diante o cara nunca mais gritou e mais, era o que menos falava durante as pescarias. Isso eu vi com esses olhos que a terra há de comer.


Luiz Gonzaga de Carvalho  - Contos da beira do rio Madeira - Gente de Opinião
 

Zk – E a Matinta Pereira?

Gonzaga – A Matinta Pereira vira de gente. No Canarana tinha uma mulher que virava Matinta Pereira, era só ela e um filho, quando chegava aquele dia ela ficava doida que o filho dormisse cedo. Um dia o menino cismou, porque estava lendo um livro e ela passou a insistir pra ele ir logo dormir. Ele já andava desconfiado, largou o livro e fingiu que dormia, de repente ele ouviu aqueles passos, poq poq e foi olhar e ela saiu pela porta da cozinha e deu o  famoso grito: Matinta Pereiraaaaa.

Zk – Tem outras estórias nesse estilo?

Gonzaga – Tem é muita. O finado Timenes irmão da mamãe. Na caçada ninguém matava nada, só ele. Todo dia ele ia naquele lugar só que não podia abrir o bico pra contar pra ninguém sobre o mistério. Como ele bebia muito, a turma resolveu que ia fazer ele dizer o que era e o covidaram para uma cachaçada e nessa, já bêbado, ele contou. Segunda feira quando ele foi caçar o CABOQUINHO da Mata deu-lhe uma surra que ele chegou em casa se arrastando.

Zk – Vamos encerrar com a surra que você levou da cobra?

Gonzaga – Papai sempre dizia, não mija perto de cobra ‘Papa Ovo’ que ela te dar uma surra. Não liguei muito pra isso não. No verão derrubamos uma árvore para servir de ponte entre o igarapé e a restinga e a bicha ia pra lá se esquentar. No final daquela área tinha um urtigal imenso e eu só de bermuda. Nesse dia eu cheguei e ela estava se esquentando e não liguei, fui mijar um pouco distante dela, meu irmão, não deu tempo de terminar o mijo, ela  desceu de lá e botou atrás de mim e eu não acertei o caminho e me embrenhei por dentro do urtigal e quando via ela estava mais perto, corria pro outro lado e ela já estava lá. Quando consegui chegar em casa estava todo encalombado, me deu até febre.

Zk – Após a cheia vocês receberam alguma ajuda do governo;

Gonzaga – Até agora não recebemos nada, é só promessa. Entramos na justiça pra ver se eles pagam o que prometeram. Quer saber, é tudo conversa pra boi dormir. Ô gente pra mentir tanto. Não gosto de gente mentirosa, pois tudo que falo é verdade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)