Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

Manifestação: Um Mecanismo da Democracia


 

Jéssica Frocel

Estudante secundarista em Porto Velho/RO

            As diversas manifestações vistas a partir de 2011 (com maior repercussão em 2013) foram claros exemplos dos mecanismos da democracia para a reivindicação de direitos e, ainda, questionamentos a respeito das decisões de âmbito governamental: mesmo que seus efeitos práticos tenham sido mínimos.

            Apesar do povo ter sido (ser necessariamente) o grande agente dessas manifestações, é fato que suas ações foram guiadas por articuladores não tão bem inclusos na realidade das classes baixas. Mas sobretudo por aqueles que viram a necessidade de agir, em sua maioria jovens universitários da classe média, com verdadeira consciência politica. O que também provaria a teoria das massas de manobra mais uma vez, ainda que um tanto positivamente.

            Outro aspecto desse movimento foi a falta de apoio politico por parte dos partidos, que de certa forma deveriam representar o povo e seus ideias. Porém, nesse caso, especialmente, fizeram-se ausentes de qualquer um dos lados, gerando graves contradições quanto ao seu papel.

            Desta forma, é visível que este tipo de mecanismo democrático seja tido, muitas vezes, como pouco eficaz (mas importante à manutenção do sistema) ao retratar a liberdade cidadã:

“ […] Consiste a liberdade filosófica no exercício da vontade, ou pelo menos (se tivermos de falar em todos os sistemas) na opinião que temos de exercer nossa vontade. A liberdade política consiste na segurança, ou pelo menos na opinião que temos da nossa segurança. [...] ” (Montesquieu, 2010, pg. 199).

            Ao passo em que estas ações, em suma, dependem de muitos fatores externos, somos tentados a crer que as medidas mais efetivas são aquelas que se opõem completamente ao atual sistema de governo: “o mais eficiente por vezes não é o mais ideal”. E nosso ideal anda meio distante do real...

Bibliografia

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. Do Espírito das Leis, 2010.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)