Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

MARACUJÁ - Começou o maior arraial Folclórico do Norte - Por Zekatraca


MARACUJÁ - Começou o maior arraial Folclórico do Norte - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A XXXVI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, começou na noite de ontem segunda feira dia 3 de julho, na Cidade da Cultua (Parque dos Tanques) em Porto Velho/RO, com a apresentação do Grupo de Dança de Carimbó do Centro de Convivência do Idoso – CCI; dança da quadrilha junina Mocidade Alegre de Humaitá e show da banda “Rabo de Vaca”.

Fernando Rocha presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, informou a nossa reportagem, que pela primeira vez que 36 anos de existência, a Mostra vai ter 14 dias de apresentações folclóricas. “Acontece que somos filiados à Confederação Brasileira de Grupos de Dança de Quadrilha – Confebraq e temos que cumprir a programação nacional que envolve apresentações de Casais de Noivos, Rainhas etc e nesses eventos temos que apresentar os melhores de Rondônia nesses itens, assim, resolvemos realizar dentro do Flor do Maracujá o concurso que vai escolher nossos representantes nos festivais nacionais, para isso, tivemos que aumentar mais dois dias de arraial. Os mais beneficiados com isso, serão os barraqueiros”, disse Fernando.

Troféu Pedro Botelho

Nesta terça feira 04, a Federon vai realizar o concurso que elegerá os melhores personagens, entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram, para concorrer ao troféu “Pedro Botelho”.

Pedro Botelho foi presidente da Associação de Grupos Folclóricos de Rondônia – AFRO e faleceu lutando pela realização do Flor do Maracujá em 1994. “A homenagem é mais do que justa a esse cidadão, que não cheguei a conhecer, mas, que muitos falam de sua luta em prol do movimento folclórico em Porto Velho”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha. Estão inscritos para participar do concurso os seguintes grupos:

Juiz e Escrivão – Girassol, Juabp, Rosas de Ouro, Mocidade Junina; Radio Farol; Matutos do Socialista e Estrela Divina,

Padre e Sacristão - Girassol, Estrela do Norte, Mocidade Junina, Matutos Socialista, Rádio Farol, Estrela Divina.

Caçador e Seringueiro - Girassol, Mocidade Junina, Matutos Socialista, Rádio Farol, Estrela Divina,
Lampião e Maria Bonita - Girassol, Mocidade Junina, Matutos Socialista, Rádio Farol, Estrela Divina.
Casal de Velhos – Girassol, Rosas de Ouro, Mocidade Junina, Rádio Farol, Matutos do Socialista, Estrela Divina, A Roça é Nossa.

Guarda – Girassol, Mocidade Junina, Rádio Farol, Matutos do Socialista, Rosas de Ouro, Estrela Divina.
A coordenação da Mostra de Quadrilhas de Bois Bumbás informa que o personagem que vencer no concurso “Troféu Pedro Botelho”, não quer dizer que será o melhor do Arraial Flor do Maracujá. “O Troféu Pedro Botelho é apenas um troféu que premia a performance particular de cada personagens, enquanto o troféu Flor do Maracujá contempla a apresentação da quadrilha como um todo, eis a diferença”, disse a coordenadora do Pedro Botelho Mary Cianne.

As apresentações folclóricas do Flor do Maracujá começam as 20 horas.


Desde ontem o bicho tá pegando na Cidade da Cultura onde está acontecendo a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

MARACUJÁ - Começou o maior arraial Folclórico do Norte - Por Zekatraca - Gente de Opinião


********
Agora sob a coordenação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon o Flor do Maracujá pela primeira vez, vai acontecer durante 14 dias.


********
Hoje acontece o concurso que vai eleger os melhores de cada item entre as quadrilhas participantes, a premiação será o Troféu Pedro Botelho. Só lamento que esse concurso só vai contar com representantes dos grupos de quadrilhas, os bois bumbás, parece, não fazem parte da Federon, pois jamais foram agraciados com um concurso da natureza do Troféu Pedro Botelho.


********
Vamos ver se a partir da criação a Liga Guarnecer que já está em atividade, os bumbás passem a contar com maior atenção durante o Flor do Maracujá. Apesar da Liga já nascer com o nome fora do contexto “Cultura Popular” pois, na cultura popular a grafia correta é “GUARNICÊ” e não Guarnecer como querem os “pedagogos fundadores.


********
De qualquer maneira, louvamos a iniciativa da diretoria da Federon em homenagear um dos mais ferrenhos defensores dos grupos de quadrilhas que já apareceram em Porto Velho, Pedro Botelho, que faleceu em 1994, ao saber, que o governo estadual, não iria disponibilizar naquele ano, recursos para os grupos de quadrilhas se apresentarem no Flor do Maracujá.


********
Pedro saiu a Secet e foi desabafar com seus amigos, num lanche que existia ao lado da Caixa Econômica pela rua José de Alencar. Ali, após desabafar enfartou. Naquele mesmo ano, o boi bumbá Az de Ouro o homenageou com uma toada muito bonita que foi cantada na abertura de sua apresentação no Arraial. Com certeza, ganhar o troféu Pedro Botelho será uma honra.


********
Outra novidade do Flor do Maracujá 2017, será o concurso que vai escolher o melhor Casal de Noivo, a melhor Rainha quadrilha adulta e melhor Rainha da Diversidade. Esse concurso vaia acontecer amanhã. Os vencedores representarão Rondônia no Concurso Nacional promovido pela Confebraq


********
Talvez na noite de hoje, os camarotes ainda não estejam montados no Arraial. Acontece que essa parte da estrutura, foi contratada pela Federon e pelo menos, até ontem a tardinha, não havia chegado. Esperamos que hoje já esteja montado. Quem quiser assistir seu grupo folclórico preferido de Camarote vai ter que comprar ingresso. Ano passado custava R$ 10 (DEZ RAIS).


*******
Lembrando que essa parte da estrutura, não tem nada a ver com a estrutura contratada pelo governo do estado, através da emenda parlamentar dos deputados Léo Moraes, Jesuíno Boabarde e Maurão de Carvalho.


********
Por falar em apoio, o superintendente da Setur Júlio Olivar não é de hoje, vem lutando para conseguir junto ao Departamento Responsável pela publicidade do governo estadual, espaço na mídia oficial, para divulgar o Arraial Flor do Maracujá e não consegue. Não consegue porque as pessoas do referido Departamento não tem compromisso com o Turismo e nem com a Cultura de Rondônia e em especial com a de Porto Velho.


*******
O governo não teve a coragem de colocar um chamamento, convidando a população a prestigiar o Flor do Maracujá o maior evento folclórico da região Norte. Olha que o Flor faz parte do calendário turístico nacional e o governo estadual através do seu Departamento de Publicidade não tá nem aí.


********
O certo é que o Arraial está no ar e tenho certeza, será dos melhores. Até o dia 16 o negócio é curtir todas as noites as apresentações de quadrilhas e bois bumbás no Arraial Flor do Maracujá que está montado na Cidade da Cultura (antigo Parque dos Tanques).


********

Te encontro lá minha cunhã!


Quadrilha Rosa Divina 1ª no Arraial da Amizade

A quadrilha junina Rosa Divina a mais antiga em atividade na cidade de Porto Velho (está completando 38 anos), foi a grande vencedora do Festival realizado pela coordenação do 6º Arraial da Amizade.MARACUJÁ - Começou o maior arraial Folclórico do Norte - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A festa começou quinta feira dia 29 e terminou domingo, com apresentações de grupos de Bois Bumbás, Forró e Quadrilha Junina. Sandro Marcelo encarregado pela realização do evento disse que ficou muito satisfeito com a sexta edição do Arrial. “Se apresentaram aqueles que são considerados como grupos de ponta no Flor do Maracujá. Nosso Arraial serviu de ensaio geral para esses grupos”, agradeceu Sandro. Presente praticamente todas as noites no arraial a família da doutora Silvana era só elogios. “Tá muito bem organizado esse arraial, as danças e as comidas são de ótima qualidade”, elogiou a advogada Silvana.

Domingo após a apresentação da junina Girasso das Três Marias por volta da meia noite a Comissão Coordenadora fez a apuração dos votos dados pelos jurados e o resultado ficou da seguinte maneira:

1° Lugar Rosa Divina 558; 2° Lugar Rádio Farol 557.9; 3° Lugar Girassol das Três Marias 557.8; 4° Lugar A Roça é Nossa 557.0; 5° Lugar Nova Estação 556.8; 6° Lugar Estrela do Norte 554.2; 7° Lugar Matutos do Socialista 544.2 e 8° Lugar Estrela Divina 486.9.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)