Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

Marcelinho: A repercussão da prisão do ex-presidente Lula


 
Gente de Opinião

Chamou atenção da imprensa nacional a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a estratégia jurídica utilizada pelos advogados de defesa do petista. Lula, ao receber o resultado da expedição do pedido de prisão, decretada pelo juiz Sério Moro, da Justiça Federal de Curitiba, passou a noite em São Bernado do Campo, onde tudo começou na sua brilhante carreira política de líder dos operários. Ele recebeu o apoio da militância petista, que também foi até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernado do Campo. 

No período da tarde, a manifestação tomou conta da principais rodovias federais, conforme mostrou a reportagem da Agência Brasil. Em Rondônia, não houve protesto em favor do petista. Pela manhã, na sede do Partido em Porto Velho, ninguém atendia o telefone para dar informações à imprensa. Também não houve registro de protesto no interior do Estado. 

Ocorre que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o petista a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato, precisa ser cumprida. Imagine agora se a estratégia utilizada por Lula para evitar a prisão aconteça com os próximos da imensa lista da operação Lava Jato? A fila é bem grande.  

As decisões judiciais precisam ser cumpridas. Ontem, a defesa de Lula entrou com um pedido de liminar no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, com sede em Genebra, no qual pede que o órgão solicite ao governo brasileiro que impeça a prisão dele até que se esgotem os recursos contra sua condenação em todas as instâncias da Justiça. A Justiça cumpriu o seu papel e respeito o direito a ampla defesa, além permitir as garantias constitucionais e seguindo o que está no Código de Processo Penal. Todas as defesas de Lula foram analisadas pelo Supremo Tribunal Federal e não há mais o que se discutir. 

Fica ruim para a imagem do Brasil o descumprimento de uma decisão da Justiça Federal. A resistência em torno do pedido da prisão de Lula só complica, ainda mais, a situação do PT nas próximas eleições de outubro. O partido corre o risco de enfrentar uma das piores crises políticas da história da legenda e com grandes chances de reduzir, ainda mais, a bancada parlamentar nos Estados. Ademais, é necessário cumprir a preservação da lei e garantir a ordem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)