Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Marconi Perillo destaca Mercado Comum do Brasil Central durante Fórum em Porto Velho


Gente de Opinião

Governador Marconi Perillo, de Goiás

Ao abrir ontem sexta-feira (7) os trabalhos do Fórum de Governadores do Brasil Central, com uma coletiva à imprensa, o governador de Goiás e presidente do Consórcio, Marconi Perillo, agradeceu a presença de todos e disse que estão bem encaminhados todos os temas do encontro de Rondônia, que como era de se esperar, une e fortalece ainda mais as relações dos membros do consórcio.

O governador de Goiás ressaltou a importância da união pelos resultados que podem gerar, em especial, a viabilização de um Mercado Comum do Brasil Central, com alíquotas únicas, entre tantos outros benefícios que podem gerar empregos e receitas para todos os estados. Neste ponto, ele destacou o papel das assembleias legislativas no comando das medidas legislativas capazes de tonar possível o intercâmbio nas relações de comércio para facilitar a operacionalidade das transações.

Perillo citou a possibilidade concreta da compra unificada de medicamentos de alto custo que pode representar muito para a economia de cada ente do grupo, tendo sido aparteado pelos governadores Confúcio Moura (RO), Pedro Taques (MT) e Rodrigo Rollemberg (DF), destacando que a identificação dos pontos fortes de cada um e a unificação dessas compras têm o poder de provocar a diminuição dos custos, não só sobre a compra de medicamentos, mas de insumos de modo geral, como os fertilizantes.

Neste ponto o governador Pedro Taques (MT), fez ver que, como resultado da unificação, Rondônia, por exemplo, pode perfeitamente adquirir todo o fertilizante de que precisa diretamente do seu estado, com uma alíquota menor e possivelmente com preços também melhores, ao contrário da forma de compra adotada até agora que privilegia o Estado do Paraná em detrimento dos membros do Consórcio.

Com a chancela dos demais membros, Perillo falou de medidas fundamentais para todos como a redução da taxa de juros dos financiamentos com base no Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), e também da possibilidade concreta do estabelecimento de um modelo integrado de segurança pública e tantos outros benefícios que são factíveis e que podem tornar-se realidade com o estabelecimento definitivo de um mercado comum do Consórcio Brasil Central.

Ao final, sob aplausos, Marconi Perillo foi indicado e/ou reeleito para mais um mandato no comando do Consórcio Brasil Central com o apoio de todos os governadores, decisão que só será confirmada na reunião do grupo no final deste ano em Brasília.

Leia mais:


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)