Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

Menos transparência nos municípios de Rondônia - Por Marcelo Freire


 

 
 
Gente de Opinião

Dos 52 municípios de Rondônia, somente Ji-Paraná e Cacaulândia  conseguiram a nota máxima no ranking da Transparência, conforme divulgou na semana passada o estudo do Portal da Transparência. Os números divulgados são relativos ao período de 2016 com base no plano de trabalho dos gestores da época. Porto Velho, a capital de Rondônia, aparece com boa avaliação, mas não atingiu a nota máxima.


A avaliação é realizada por meio de aferimento das informações expostas nos Portais de Transparência dos poderes públicos. A nota máxima assegurada pelo município de Ji-Paraná, o segundo maior do Estado, foi objeto de destaque no site da prefeitura. O município é administrado pelo prefeito Jesualdo Pires (PSB), que está no segundo mandato. 


No site do Portal da Transparência também é possível visualizar a lista das cidades que obtiveram o pior desempenho do ranking da transparência. Municípios como Cerejeiras, Chupinguaia, Guajara-Mirim, São Felipe, Vale do Paraíso e Vilhena, nem chegaram a pontuar. São cidades que enfrentaram sérios problemas de ordem administrativa com operação policial e prisão de prefeito.  


Escala Brasil Transparente é feita pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão que faz parte da estrutura do Ministério do Planejamento e Gestão e  analisou 12 quesitos, entre eles:  Lei de Acesso à Informação, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota divulgada pelo ranking da transparência. 


O município de Santa Luzia não pontuou nota e nem aparece na lista das cidades consultadas pela equipe do Portal da Transparência. Em recente encontro realizado no Tribunal de Contas do Estado com os novos gestores, o conselheiro Edilson Souza, já havia alertado para problemas no município com gastos com pessoal acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O município, na época, já estava acima do LRF. 


É obrigação dos municípios disponibilizarem informações sobre quanto arrecadam e recebem de repasse do Governo Federal. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tem feito um trabalho importante no que se refere ao recebimento de recursos por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPM). É possível, no site da Confederação saber quanto cada município recebe por mês através de transferência do Governo Federal. Os novos gestores terão o papel de informar onde está aplicado o dinheiro da população. 


Os prefeitos que não se adequaram à Lei da Transparência precisam receber um puxão de orelha dos órgãos de controle. É preciso também estabelecer um prazo maior para esses municípios se ajustarem e buscar corrigir problemas relacionados à ausência de informações em suas pastas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)