Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mensagem aos Seculares: 'Estar no mundo, mas imersos no coração de Deus'


 Gente de Opinião

Mensagem do Papa aos Institutos Seculares Italianos - RV

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre enviou uma Mensagem aos participantes no Congresso dos Institutos Seculares Italianos, reunidos neste sábado e domingo (28-29/10) em Roma, por ocasião do 70° aniversário da Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesiae”.

O encontro, que tem como tema “Além e no meio: Institutos Seculares, histórias de paixão e profecia por Deus e pelo mundo”, é patrocinado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Em sua Mensagem, o Papa fala, inicialmente, sobre a Constituição Apostólica de Pio XII, que, em certo sentido, foi revolucionária. De fato, explicou, o documento delineou uma nova forma de consagração, ou seja, os fiéis leigos e presbíteros diocesanos são chamados a viver os Conselhos evangélicos na secularidade, na qual se encontram para exercer seu ministério pastoral.

A novidade e a fecundidade dos Institutos Seculares, afirmou o Papa, consiste em conjugar consagração e secularidade, praticando um apostolado de testemunho, evangelização (para os presbíteros) e compromisso cristão na vida social (para os leigos). A estes aspectos acrescentou a fraternidade que, sem ser determinada por uma Comunidade de vida, torna-se verdadeira comunhão.

Em conformidade com o documento, explicou o Pontífice, os Seculares são convidados a ser humildes e apaixonados portadores, em Cristo e no seu Espírito, do sentido do mundo e da sua história. Tal paixão nasce pelo estupor, sempre novo, pela pessoa de Jesus, pelo seu modo único de viver e amar, de encontrar as pessoas, de dar a vida, de curar e levar conforto.

Por isso, “estar no mundo”, não é uma condição sociológica, mas uma realidade teológica; quer dizer, ser presenças proféticas concretas, levando ao mundo a Palavra de Deus. É isto que caracteriza a laicidade: saber transmitir a Palavra divina ao mundo. Transmitir o que Deus quer dizer ao mundo, agindo no mundo: “dizer” não significa falar, mas “agir”. Vocês, afirmou o Santo Padre, não devem fugir do mundo, mas viver nele como presença evangélica transformadora.

A vocação e missão dos membros Seculares é fazer atenção à realidade circunstante e, ao mesmo tempo, à manifestação do mistério divino, ou seja, estar atentos ao mundo com o coração merguhado em Deus!

Por fim, o Papa Francisco sugeriu alguns meios espirituais para ajudar os Seculares na sua missão no mundo: oração, discernimento, partilha, encorajamento e simpatia.

O Pontífice concluiu sua mensagem, explicando cada um destes meios: “oração” para estar unidos a Deus em seu coração; “discernimento” para distinguir as coisas essenciais das acessórias; “partilha” do destino de cada homem e mulher; e “encorajamento” para jamais perder a confiança, para ser livres e apaixonados, sendo sal e luz do mundo! (MT)

Fonte:  rádio Vaticano

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)