Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

METAS DO MILÊNIO


 
Reparando os Danos Causados

A sociedade moderna é crivada de novas ideias e pensamentos mais humanos; em sua maioria provenientes da Declaração Universal dos Direitos Humanos que propõe garantias individuais de liberdade e respeito à vida.

Com o decorrer do tempo, principalmente no período pós Guerra Fria, tornou-se ainda mais visível a necessidade de “sanar as deficiências dos países e garantir a estabilidade mundial”; neste contexto, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a implementar projetos sócio-econômicos.

Primeiramente, é preciso entender e conhecer os problemas que permeiam as populações: saúde, educação, miséria, desigualdade entre gêneros são apenas algumas questões em pauta nas Metas do Milênio. A iniciativa, mais conhecida a partir das proposições da ONU, ocorrem em países que passam pelo processo de subdesenvolvimento.

Este “processo econômico”, na verdade, trata-se de uma deficiência na esfera pública e dos processos históricos sofridos – colonização exploratória, exploração de matéria-prima e escravização da população nativa. Diante dessas “antigas” políticas escravistas, elevou-se a necessidade de maior intervenção (lê-se ressarcimento).

A interferência positiva de ressarcimento está associada a diversas cláusulas estabelecidas em declarações e estatutos de direitos humanos, cujos países membros da ONU estão atrelados; bem como o apoio humanitário às nações de língua portuguesa, e que é o caso de diversos territórios na África por parte do Estado Brasileiro.

Portanto, as ações empreendidas pelo nosso Estado em vários países africanos não é filantropia, mas sim cumprimento de uma histórica obrigação moral herdada da escravidão.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)