Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca


Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Mistura Fina se apresenta
jogando maizena em 2017


O tradicional bloco “Mistura Fina”, desfila na tarde deste domingo dia 31 de dezembro, pelas ruas do centro histórico de Porto Velho dando adeus ao ano velho (2017) e boas vindas ano ano novo (2018).
A fantasia tradicional do bloco que foi criado pelos operários (técnicos) que vieram trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, é MAIZENA. “Como nessa época enfrentamos o inverno amazônico e em consequência, nossa cidade ainda tem muitos pontos de poças d'águas e lama, resolvemos substituir a roupa branca, usada tradicionalmente nas festas de réveillon, pelo polvilho de milho mais conhecido como Maizena”, justificou a coordenadora Sílvia Pinheiro.

A direção da escola de samba Asfaltão ha alguns anos, assumiu a coordenação do bloco, que antes saia do bar do Cassimiro na Almirante Barroso com a Joaquim Nabuco e o transferiu para bar do Antônio Chulé que fica a rua Bolívia com a Joaquim Nabuco no bairro Santa Bárbara. “Hoje o bloco, apesar de ser considerado bloco de sujo, conta com uma organização em seu desfile, hoje temos inclusive carro de som, uma bateria composta por ritmistas das várias escolas de samba de Porto Velho, apesar da predominância dos integrantes da bateria da escola Asfaltão. Contamos com músicos que utilizam instrumentos de sopro e o esquenta é muito bem organizado com palco e sonorização na calçada do Bar do Antônio Chulé”, conta o compositor Waldemir Pinheiro da Silva- Bainha. Na realidade, Bainha é o único folião dos que fazem parte da coordenação, que participou da fundação do bloco no início dos anos de 1980.

Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Desfiles de antigamente

O Mistura Fina nasceu numa vila de apartamentos existente a rua Guanaba sub esquina com a Carlos Gomes no bairro São Cristóvão, onde moravam alguns técnicos que vieram do Rio de Janeiro trabalhar na Usina de Samuel entre eles, o compositor José Leôncio e o diretor de harmonia de uma escola de samba também do Rio Edinho e o Bainha que frequentava a Vila.

O desfile iniciava em frente a Vila na rua Guanabara, seguia até a Almirante Barroso e descia no rumo do bar “Capivara” que ficou conhecido como Bar do Cassimiro. A chegada no Capivara acontecia sempre por volta das 14 horas, onde os carnavalescos e foliões de Porto Velho se reuniam. Esse pessoal comandado pelo Manelão, esperava o “bloco do pessoal da Usina” sempre com uma caldeirada de carneiro, ou mesmo “panelada” (mocotó), geralmente preparada pelo saudoso Deusdete Careca e pelo Bainha. Parte da tarde os foliões do Mistura Fina permaneciam no Bar do Cassimiro. O desfile prosseguia a partir das 17 horas e seguia pela Almirante Barroso, Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o Bar do Cassimiro. Os cariocas tiravam suas fantasias (homens vestidos de mulher e mulher de homem) e voltavam para a Vila da rua Guanabara. Esse roteiro ficou até o término da construção da Usina de Samuel quando os cariocas regressaram a sua terra natal, porém, antes de se despedirem reuniram com o pessoal que frequentava o Bar do Cassimiro e passaram a coordenação do bloco para o Bainha, Manelão e Oscar Knightz.

O desfile de hoje

De acordo com a coordenação, o bloco começa a concentração as 12 horas (meio dia), no Bar do Cassimiro onde estará montada a estrutura de sonorização, e enquanto os músicos e os cantores do bloco ficam se apresentando até as 17 horas, quando o desfile começa, agora fazendo o seguinte percurso: Joaquim Nabuco, Almirante Barroso, Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Tenreiro Aranha, Sete de Setembro, Nações Unidas, Brasília e rua Bolívia até o Bar do Antônio Chulé.

Lembrando que a fantasia principal é MAIZENA.

Gente de Opinião

 

 

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


Obrigado Senhor pelo ano que está terminando e pelo que está começando. Obrigado por não deixar que eu leve para o novo ano, as coisas que não foram boas. Obrigado por permitir que eu vivesse mais um ano junto aos meus amigos e em especial aos meus familiares. Obrigado Senhor por tudo que aconteceu comigo no ano que está terminado. 2017 foi bom, mas, espero que 2018, seja melhor!


********
Ta todo mundo dizendo que 2018 será bem melhor que 2017. Assim espero pois 2017 foi um ano que apesar dos pesares, conseguiu deixar a inflação dentro dos patamares administráveis. Foi o ano que o Brasil superou em parte os desmandos de muitos que se achavam e continuam se achando os donos da verdade.


********
Apesar de ainda contarmos com autoridades que compactuam com as ações dos bandidos do colarinho branco, demos um grande passo contra a currupção. Sabemos que em 2018 muitas falcatruas continuarão acontecendo, assim como sabemos que muitos irão para a cadeia.


********
Que o desemprego seja reduzido ao máximo, que nossos governantes olhem com mais carinho a saúde da população, aparelhando o sistema, para que as filas sejam diminuídas. Que mais investimento seja aplicado na educação, que a população tenha mais segurança.


********
Que diminuam os moradores de rua, e que os dependentes químicos tenham tratamento adequado. Vamos jogar o que não presta no lixo. O amor deve predominar em todos os seres humanos. O meio ambiente deverá ser mais respeitado.


********
Bom! Hoje é dia de se melar de maizena. É o desfile do bloco Mistura Fina. Ha mais de 30 anos esse cordão desfila pelas ruas do centro de Porto Velho, dando adeus ano velho e boas vindas ao novo ano.


*********Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca - Gente de Opinião
A programação do Mistura este ano, começa com o esquenta no Bar do Antônio Chulé a partir do meio dia. O desfile está marcado para iniciar as 17 horas. Muitas atrações desfilarão na tarde/noite deste domingo 31 de dezembro de 2017.


********
A bateria Pura Raça da escola de samba Asfaltão está garantida sob o comando dos mestres Negão e Danilo. Os interpretes: As Pastoras, Bainha, Torrado, Oscar, Zé Baixinho, Misteira e Edgley já confirmaram presença.


********
A Funcultural - leia-se Ocampo Fernandes garante a sonorização, inclusive o carro de som que vai puxar o bloco.


********
Depois do Mistura Fina, é tirar a Maizena e se aprontar para o show da virada, que terá como atração a cantora Naiara Azevedo. A prata da casa começa a se apresentar a parti das 19 horas.


*******
Este ano a prefeitura acertou na montagem do camarote, que fica pelo lado da Farquar. O trânsito será interditado a partir das Carlos Gomes a partir das 8 horas de hoje. Vai ter ônibus a noite toda para a população da chamada periferia, poder participar tranquila do show da virada.


*******


Naiara Azevedo canta para Léo Ladeia, Luana Najara e Emerson Lopes no antigo programa Câmera 11

A queima de fogos vai durar 8 minutos e quem vai fazer a contagem regressiva é a
cantora Naiara. O show da virada está previsto para terminar as 4 horas da madrugada.


********
Quem está na parceria com a prefeitura é o governo do estado de Rondônia através da Sejucel. Na realidade palco, camarote, banheiros químico e grade quem colocou foi o governo estadual. Quem está pagando o cachê de 198 Mil para a Naiara Azevedo é o Ministério do Turismo. A prefeitura de Porto Velho só esta entrando com 2 Mil do cachê, da cantora dos cinquenta reais.

Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca - Gente de Opinião
*******
A
deputada Mariana Carvalho foi a grande responsável pelo patrocínio do Ministério do Turismo. O Subsecretário Júlio Siqueira também merece os elogios pelo esforço em conseguir o patrocínio junto ao MinTur e o governo do estado.


*******
Então. Vamos juntos aplaudir o show da virada e entrar com muita paz no ano de 2018.


*******
FELIZ 2018!

Gente de Opinião

Naiara Azevedo faz a contagem regressiva para 2018


REVEJA Naiara Azevedo na SICTV em 2015

 


A cantora Naiara Azevedo será a responsável pela contagem regressiva na virada do ano de 2017 para 2018, durante show da virada que vai acontecer em Porto Velho no palco montado na confluência das ruas Farquar e Sete de Setembro.

Logo após a contagem, começa a queima de fogos que está prevista para durar de cerca de oito minutos. A queima será feita de uma área localizada no bairro Triângulo, próximo ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Todas as medidas de segurança serão tomadas para que a queima de fogos ocorra sem qualquer incidente”, assegurou Júlio Siqueira.

Mistura Fina se apresenta jogando maizena em 2017 - Por Zekatraca - Gente de Opinião
O secretário Júlio Siqueira adiantou ainda que o trânsito nas áreas próximas ao local do réveillon será interditado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) por volta das 8h. Também já está assegurada a circulação de ônibus à noite toda para facilitar o acesso ao local das pessoas que residem nos bairros mais distantes do centro da cidade e que queiram participar da festa.

Cento e vinte policiais militares serão mobilizados para patrulhar a área durante a realização da festa. Haverá ainda 60 seguranças contratados pela Semdestur percorrendo pela área e mais 30 bombeiros civis, somados a equipe da Defesa Civil municipal e da Semtran que também serão mobilizadas. A programação da festa do réveillon de Porto Velho está prevista para iniciar às 19h e encerrar às 4h.


P r o g r a m a ç ã o


19h – DJ Magrão
19h30 – Cantores Ely e Renan / participação Paloma D’ávila
20h30 – Sorteio dos prêmios do Natal Iluminado (CDL)
21h – Rayan Ferraz
22h – Ney Matos
22h30 – Gabi e Gabriela
23h – Pedro Neto
23h30 – DJ Alexandre Potência
23h45 – Contagem regressiva para chegada do ano de 2018
0h – Queima de fogos
0h10 – Show da Naiara Azevedo
01h45 – DJ Alexandre Potência
02h – Banda Estação do Forró

04h – Encerramento
 

Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)