Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

MORRE SEU CALIXTO, DO BAR QUE VIROU REFÚGIO DA CULTURA POPULAR


 

Gente de Opinião

Ele nasceu no Pará, viveu no Rio Grande do Norte e virou figura emblemática da cena cultural de Porto Velho.

Seu Calixto, o Francisco Calixto que dá nome ao bar com 43 anos de história, localizado na esquina das ruas Jaci-Paraná e Brasília.

O Bloco Calixto & Cia, uma dos mais tradicionais do carnaval de Porto Velho também foi criado em sua homenagem. Ele desfilava em cima do trio, sentado numa cadeira, todo de branco.

Seu Calixto permitiu todo tipo de festa popular em seu estabelecimento, promovendo como um dos redutos de cultura mais produtivos da capital, o bairro de Nossa Senhora das Graças, de Santa Bárbara. Lá nasceu o bloco com seu nome, o projeto Samba Autoral, o Pagode dos Amigos e onde a Escola de Samba Asfaltão realiza seus eventos.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

O Bar do Calixto é um refúgio da boa música e da amizade.

Lá ele contava muitas histórias, mas não era de explicar muito as coisas. Às vezes, parecia o personagem do folclore nordestino, ‘Seu Lunga’, mas sem jamais espantar clientes ou amigos.

Diz que uma vez um garotinho comprou arroz na taberna e minutos depois voltou pra devolver. A mãe teria reclamado que o arroz estava todo quebrado. “Ela vai comer o arroz inteiro ou mastigar pra engolir?, teria dito Seu Calixto.

Sem dúvida, um morador que jamais será esquecido por tudo que plantou no imaginário popular. A esquina que tem festa o ano inteiro, onde fica seu bar, perdeu o morador ilustre.

Seu Calixto deixa esposa e três filhos, muitos netos e bisnetos.

Um hora dessas, poetas e compositores já estão escrevendo sobre ele.

Quem promove tradições não morre.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)