Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho


Gente de Opinião

Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho

Porto Velho será mais uma vez contemplada com a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, evento cultural nacional que acontece na capital de 16 a 20 de maio, no teatro do Sesc.

É a décima primeira Edição da Mostra, uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM, produção local do CineOca, e patrocínio da Petrobras e do Itaú. A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas.

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos, alcançando a América do Sul, Hemisfério Sul, e o Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

A Mostra conta com diversos e preciosos apoios locais: Sesc/Ro, Universidade Federal de Rondônia - Unir, Eletrobras-Eletronorte, Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Ação Social - Seas; Tribunal de Justiça de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família, Semasf e Fundação Cultural do Município- Funcultural e OAB.

Programação

Nesta 11ª Edição a Mostra de Cinema e Direitos Humanos terá no circuito principal 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros 8 curtas-metragens.

A expectativa é receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. Todas as exibições serão gratuitas. No site da Mostra - http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br é possível acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição.

História de João e Maria encenada na Vila Princesa

A Conhecida história de Hansel e Gretel, colhida pelos irmãos Grimm, e divulgada entre nós como João e Maria, ganha adaptação do Teatro Ruante pra espaços abertos. A peça conta a história de duas crianças abandonadas por seus pais na floresta, onde se deparam com a/o Coisa.

Com destaque para a narração e para as brincadeiras, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a fábula na atualidade. As músicas, criadas ou recriadas a partir do repertório das cantigas infantis, fazem parte da composição das cenas e são executadas ao vivo.

A peça será encena pelo Teatro Ruante, conheça a história do Grupo: O Teatro Ruante foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu três espetáculos (Clown Show, Que Palhaçada é Essa Aqui?, Casamento na Roça – pernas pra que te quero), com os quais circulou por várias cidades do estado. Em 2015 mudou-se para Porto Velho/RO.

O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

SERVIÇO

O quê: Apresentação teatral

Quando: dia 13 de maio de 2017

Onde: Projeto Aprender a Ser - Vila Princesa

Horas: 16:00 h

Quanto: Gratuito.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Em valorização à história e cultura de Porto Velho, foram sancionadas leis aprovadas pela Câmara Municipal, tornando prédios públicos, museu, sítio ar

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação espec

Terceira exposição fotográfica  “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Gu

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)