Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Serpa do Amaral

Movimento artístico vai ocupar culturalmente o Memorial Anísio Gorayeb


Movimento artístico vai ocupar culturalmente o Memorial Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

A Associação Cultural Rio Madeira e o Movimento artístico Ladeira Cultural vão ocupar, a partir de amanhã, 03 de julho, o Memorial Anísio Gorayeb, antiga instalação da Câmara Municipal de Porto Velho, localizado próximo à biblioteca Francisco Meireles, no centro da capital. O prédio esteve em ruínas durante vários anos e foi restaurado no final do ano passado.

A atividade de abertura da Ocupação Cultural será o lançamento do livro do historiador Anísio Gorayeb Filho, “Doces Lembranças”, nessa sexta-feira, às 20h. A obra consiste num apanhado memorialista sobre inúmeros fatos, costumes, casos pitorescos e pessoas da cidade de Porto Velho. O grupo Chorões do Madeira fará a ambiência musical para o lançamento da produção literária. O prefácio é do escritor William Haverly, presidente da Academia de Letras de Rondônia.

A ação dos artistas, liderada pela Associação Cultural Rio Madeira e apoiada pela presidência da Câmara e pela presidência da Fundação Cultural, tem como objetivo prestigiar o patrimônio histórico, onde também funcionou a prefeitura da capital, e chamar a atenção da comunidade para a importância daquele sítio cultural para a memória política dos portovelhenses. Lá funcionou o primeiro parlamento municipal do antigo Território Federal de Rondônia, no início da década de 70.

A jornada de atividades se estenderá até o dia 24 de julho e conta com o apoio do vereador Jurandir Bengala (PT) e do ativista cultural Marquinhos Nobre, presidente da Funcultural. Em parceria com a Associação Cultural Rio Madeira, a Câmara Municipal quanto a Fundação de Cultura pretendem fomentar a vida cultural do Memorial Anísio Gorayeb e promover uma campanha de visitação de estudantes, turistas, pessoas da comunidade e pesquisadores para conhecer o edifício, que hoje encontra-se inteiramente restaurado e abriga acervo fotográfico e documental de grande valor histórico. O nome do espaço é uma homenagem ao primeiro presidente da antiga câmara territorial.

Veja a programação:

Dia 03 de julho, às 20h: lançamento do livro “Doces Lembranças”, do historiador Anísio Gorayeb Filho. Participação do grupo Chorões do Madeira.

Dia 04 de julho, às 19h30: a poetisa Mari Brusck, juntamente com outros produtores culturais, fará uma mostra coletiva de artes plásticas.

Dia 10 de julho, às 19h30: apresentação da Banda da 17ª Brigada Militar de Infantaria de Selva, executando o Hino de Rondônia, exibição de documentário sobre a luta da Associação Cultural Rio Madeira pela reconstrução do prédio, as performances do Poeta Mado (Carlos Macedo Dias), do Poeta Eliseu Gomes e do músico Anderson Benvindo, e o show Eternamente Cartola.

Dia 11 de julho, às 19h30: lançamento e mostra do Cine Barbadiano, com exibição de documentário sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, produzido por Maloney.

Dia 17 de julho, às 19h30: apresentação especial do Grupo Jambera.

Dia 24 de julho, às 19h30: apresentação do Grupo Kaos em homenagem ao Dia do Rock and Roll.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A origem do nome das Três Marias – as estrelas cintilantes da nossa identidade cultural

A origem do nome das Três Marias – as estrelas cintilantes da nossa identidade cultural

Em Porto Velho, todo mundo sabe que as caixas d’água instaladas numa praça do bairro Caiari são popularmente chamadas de Três Marias! Porém, ninguém

 Brasil e o Guaporé, tudo a ver!

Brasil e o Guaporé, tudo a ver!

A obra do jornalista Zola Xavier, Uma Frente Popular no Oeste do Brasil, que será lançada em breve na Casa da Cultura de Porto Velho, desponta hoje

Os Trapezistas do Circo da Fuleragem Assaltaram o Mercado Cultural

Os Trapezistas do Circo da Fuleragem Assaltaram o Mercado Cultural

O bafo sonoro do berimbau de lata repercutiu azedo e cativante ao mesmo tempo, enquanto Dom Lauro verbalizava um canto tribal, tomando para si o cocar

Manifesto de repúdio ao índex rondoniense

Manifesto de repúdio ao índex rondoniense

“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente”.

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)