Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

MP move ação com pedido de liminar para que Município de Nova Brasilândia interdite antigo lixão da cidade



O Ministério Público de Rondônia propôs ação civil pública ambiental, com pedido de liminar, para que o Município de Nova Brasilândia do Oeste seja obrigado a interditar o antigo lixão da cidade, isolando a área, localizada no logradouro na linha 17, Km1, e fazendo cessar o despejo irregular praticado pela própria Administração Municipal ou por terceiros, sob pena de crime de desobediência.

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho contra o Município, o Prefeito Hélio da Silva e Valdecir Borges, proprietário de uma empresa de limpeza de fossas instaladas na cidade, denominada Auto Fossas.

Na ação, o Integrante do Ministério Público argumenta que, embora não seja mais permitido o descarte de resíduos na área, visto que os detritos urbanos de Nova Brasilândia são encaminhados para o aterro do Município de Cacoal, o lixão da cidade ainda vem sendo utilizado como destinação irregular de resíduos sólidos e de lixo industrial, produzindo efeitos nefastos ao meio ambiente e à população. O descarte é feito, inclusive, pela própria Administração Pública, que deposita, sem qualquer critério ou planejamento ambiental, restos de árvores, madeiras e gramas no local.


De acordo com o MP, outra questão preocupante é o fato de caminhões de limpeza de fossas despejarem dejetos oriundos de fossas da comarca no lixão da linha 17, mesmo após a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Município.
Em razão desta e de outras práticas, o Ministério Público destaca que estudos das Secretarias de Meio Ambiente de Estado e Município constataram haver probabilidade de contaminação de lençol freático da região, além de uma série de outros danos ao ambiente.

Ação

Além do pedido de liminar, o Ministério Público requer que, ao final, a ação seja julgada procedente, condenando o Município de Nova Brasilândia do Oeste, o prefeito Hélio da Silva e a empresa Valdecir Borges, em obrigações de fazer e não  fazer, dentre as quais o isolamento do antigo lixão, impedindo o ingresso e permanência de pessoas não autorizadas e, ainda, a introdução de animais na respectiva área, bem como colocação de aviso de proibição, cessando imediatamente qualquer atividade de disposição de resíduos sólidos e rejeitos no terreno, que deverá ser objeto de recuperação ambiental.

Também deverão ser realizadas diligências necessárias à recuperação da área degradada, mediante projeto específico (PRAD) e implementado sistema de disposição final para lixo industrial.

O MP também requer que o Município de Nova Brasilândia seja condenado a viabilizar tratamento de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto do Município (ETE), como resposta preventiva à possível interrupção abrupta no depósito de dejetos naquele local. A medida se faz necessária em razão da atual estação apenas armazenar os rejeitos, não realizando o devido tratamento.

Fonte: Ascom MP/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)