Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

'Mulas' do tráfico quadriplicou em Rondônia - Por Carlos Sperança


Plano de emergência

Com tantos desastres ambientais que já ocorreram pelo Brasil afora – inclusive com a usina de apertadinho em Rondônia – já era tempo do Congresso Nacional se preocupar com a segurança das barragens espalhadas pelo País. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na Câmara dos Deputados a elaboração de um Plano de Ação de Emergência para todas as barragens construídas mo País, Independentemente da classificação de risco dessas construções.

O Plano deve conter todas as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de acidente, além e identificar os agentes a serem noticiados a cada ocorrência.

Esta proposta altera a Política Nacional de Segurança das barragens. Atualmente, a norma só exige a elaboração de um plano quando for constatado dano potencial em termos econômicos, sociais, ambientais ou perda de vidas humanas.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional da Amazônia.


 


PDT se renova

O PDT de Porto Velho vai eleger seu novo Diretório Municipal no próximo mês de setembro, tendo na cabeça de chapa o ex-secretário municipal de Assistência Social da capital Solano Ferreira. Procura-se formatar uma chapa de consenso e ao novo comando pedetista caberá impulsionar a legenda nas células de base e botar para funcionar o Instituto de Pesquisas Sociais Leonel de Moura Brizola.

A sonegação

Com uma nota de repúdio, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia (SINDAFISCO) protestou contra o fechamento do posto fiscal de Tucandeira, montado na divisa de Rondônia com o Acre. A entidade entende que o fechamento do posto vai estimular a sonegação fiscal, algo que já é enorme em todo País. Como se sabe, sem fiscalização as mercadorias vão circular sem o pagamento do ICMS, recursos de vital importância para Rondônia e municípios.

“Mulas” do tráfico

As Polícias Rodoviária e Federal tem constatado a cada ano o aumento das chamadas “mulas” do tráfico na região Norte. Com seus maridos e companheiros presos pelo narcotráfico, principalmente de cocaína, as esposas e namoradas são usadas para transportar as drogas e por este motivo são apelidadas de “mulas”. Com isto, a incidência de mulheres presas pelo tráfico internacional quadriplicou nos últimos anos em Rondônia.

Caráter político

A senadora Ana Amélia (PP-RS), um destaque no Congresso Nacional, é relatora da proposta que altera a Constituição para estabelecer nova forma de indicação de um ministro do Supremo Tribunal Federal-(STF) pelo presidente da República, como tem ocorrido nas últimas décadas. A Proposta de Emenda a Constituição visa acabar com a vitaliciedade do cargo e as indicações políticas.

Situação crítica

Cientistas de cinco países – Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador vão monitorar os botos na bacia amazônica. Os pesquisadores vão trabalhar nas regiões do Alto Tapajós, a região de Tupumaio (fronteira do Brasil, Equador, Peru e Colômbia), e no Rio Madeira, no trecho Brasil com a Bolívia. As primeiras incursões dos pesquisadores serão em outubro deste ano. Acredita-se que os botos estejam numa situação crítica na Amazônia.


 

Via Direta

*** Nos bastidores fala-se que a AROM mudou os estatutos e virou um criadouro de marajás. Será verdade? *** A cidade de Porto Velho se transformou em campeã de ocorrências policiais contra as mulheres. É coisa de louco *** Ainda temos Natal, Ano Novo e Carnaval pela frente, mas os políticos já estão em ritmo de campanha para as eleições do ano que vem *** Nas exposições agropecuárias lá estão eles puxando conversa e dando tapinhas nas costas dos eleitores. Ovadas neles!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)