Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Município é a unidade federativa - Por Confúcio Moura


  1. Ninguém pode negar que é no município que as coisas acontecem. Porque o povo mora é no município, não mora no Governo e nem da União.
     
  2. Todo município tem que fazer economia. Porque não se pode apenas fazer para o custeio. Pagar folhas de salários e alguns contratos.
     
  3. Todo município deve ter dinheiro para investir na sua cidade, no básico, mas precisa.
     
  4. Diante disto e sabendo que os municípios, quase todos estão encalacrados com folha de pagamentos e dificuldades na educação e saúde, cabe ao Estado agir e ajudar. Gente de Opinião
     
  5. Eu abri, bem no começo da administração dos prefeitos, em janeiro, o que chamei de Diálogos para o Futuro. Eu quero continuar dialogando com os prefeitos.
     
  6. Se o prefeito não tiver dinheiro em caixa ele tem que buscar noutros lugares, por exemplos, no Banco da Amazônia tem tanto Pronaf à disposição para jovens, mulheres, floresta e assim vai. A  Prefeitura deve liderar com a Emater este movimento de puxar dinheiro para o seu povo.
     
  7. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica também têm muito dinheiro. O certo é  formar grupos de comerciantes, empresários diversos, orientar com ajuda do SEBRAE e chamar este povo para o crédito de investimento em riqueza.
     
  8. Os prefeitos a partir de agora, todos, estão convidados por mim para o grande mutirão de legalização de terras urbanas e rurais. Legalizando quase 100 mil propriedades, o nosso Estado dará um grande salto de riqueza, e, rapidamente.
     
  9. Eu prometo ajudar todos os municípios a fazer o básico em saúde. A ATENÇÃO BÁSICA, que pode até pensar que não seja importante, mas cuidando de crianças, gestantes, idosos, diabéticos e hipertensos, evitaremos muitas mortes e muitas vagas nas UTIs. Menos derrame e menos infarto do coração.
     
  10. Eu prometo ir com nossa equipe, ajudar as secretarias de educação, para fazer bonito, e não é difícil, dá uma virada de 360 graus na qualidade da educação: evasão zero. Capricho nas salas de aula. Ajudar aqueles alunos que são mais fracos e tem mais dificuldades, com duas horas de aulas a mais para eles.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)