Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Municípios debatem descentralizção da saúde em RO



Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância e Saúde (Agevisa) finalizaram na segunda-feira (17), relatório final sobre oficina do Sistema de Pactuação do Ministério da Saúde (Sispacto). No total, 31 municípios de Rondônia – das regiões de saúde: Madeira-Mamoré, Vale do Jamari, Central e Vale do Guaporé – participaram das discussões e fecharam questão na definição das metas do programa para 2017, com cerca de 200 profissionais participando dos debates e elaboração do relatório final.

Gente de Opinião

Marta Maria destaca importância do planejamento e definição de metas

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o oficina tem como finalidade fortalecer o planejamento, avaliação e o monitoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações são coordenadas e realizadas pela Coordenação de Apoio à Descentralização (Cosad/Sesau) em conjunto com as Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as Coordenações das Áreas Técnicas dos Programas de Saúde da Sesau, Agevisa, Cestas e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

O secretário explicou que a pactuação reforça as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população no território, reconhecida de forma tripartite pelo monitoramento e avaliação das respectivas metas pactuadas, de modo que os resultados retro alimentem o planejamento em saúde e considerem as prioridades nacionais.

A oficina foi realizada na semana passada por meio da metodologia de Oficinas de Trabalho, tendo como objetivo discutir as propostas de metas para 2017 dos 23 indicadores nacionais e seis indicadores do estado. Discutir a situação (monitoramento) dos indicadores e metas alcançadas nos anos anteriores com o intuito de propor novas ações e auxiliar os municípios na execução das mesmas.

O resultado final da oficina foi positivo, segundo Pimentel, para quem o evento proporcionou um aprofundamento das discussões em cada indicador e sua relevância, identificação de fragilidades operacionais para implementação das ações favoráveis à qualificação do indicador, recomendações e sugestões de ações viáveis ao fortalecimento de cada demanda existente em Rondônia.

Com a iniciativa, o estado vem ampliando a descentralização e fortalecendo a atenção básica em cada município. O resultado desta ação é a melhoria da oferta de atendimento na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e a redução de filas e sobrecarga nas unidades de saúde de média e alta complexidade, principalmente em Porto Velho e Cacoal, dois maiores polos regionais em Rondônia, conforme explicou Williames Pimentel.

INDICADORES
Segundo a responsável pela Cosad, Marta Maria, entre os indicadores de saúde e metas debatidos, estão harmonizar o processo de construção dos instrumentos de planejamento e a pactuação de indicadores com vistas ao fortalecimento do planejamento em saúde; manter vinculação com as diretrizes do Plano Nacional de Saúde (PNS), onde houver aplicabilidade, de modo a refletir a implantação das políticas prioritárias; estabelecer rol único de indicadores para pactuação nacional, classificados em universais e específicos; compor-se por indicadores universais que expressem o acesso e a qualidade da organização em redes, além de considerar os indicadores epidemiológicos de abrangência nacional e desempenho do sistema.

Leia mais:
Atenção básica terá mais R$ 800 milhões de investimento,
anuncia secretário do Ministério da Saúde durante Workshop


Meta é que atenção básica tenha mesma qualidade da rede estadual,
diz presidente do Conselho de Secretários de Saúde durante evento

Governador defende organização da atenção
básica de saúde para garantir sustentabilidade ao SUS

 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)