Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Navegação no rio Madeira é restrita entre Porto Velho e Humaitá


MANAUS - A navegação no rio Madeira está restrita entre Porto Velho (RO) e Humaitá (AM). A medida foi determinada no último dia 13, após inspetores navais da Marinha verificarem pontos críticos onde o nível do rio Madeira era de pouco mais de dois metros. O baixo nível das águas coloca em risco a navegação e reduz as condições de navegabilidade.

Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, entre os dias 8 e 12 deste mês uma equipe de inspetores navais da Delegacia Fluvial de Porto Velho (DelPVelho) navegou pelo trecho entre a capital de Rondônia e o município amazonense de Humaitá. A equipe identificou quatro pontos críticos: entre os municípios de Porto Velho e Calama (RO); Travessia do Tamanduá, Travessia dos Papagaios, e Travessia de Curicacas, entre Porto Velho e Humaitá. "Nesses trechos, foram encontrados bancos de areia, que podem ocasionar acidentes da navegação, como o encalhe de embarcações", informou a Marinha.

Dentre as medidas adotadas, no dia 13 de julho, a Delegacia Fluvial de Porto Velho (DelPVelho) emitiu o Ofício n.º 224/DelPVelho-MB destinado às empresas de navegação, com base no item 0502.1.2, da Seção I, do Capítulo 5 das Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (NPCF/CFAOC), suspendendo a navegação noturna de comboios no trecho compreendido entre os municípios de Porto Velho e Calama, em Rondônia.

O documento recomenda, ainda, a atenção redobrada pelos navegantes, inclusive, no período diurno, devido a existência de alguns trechos com profundidade inferior ao medido pela régua de Porto Velho. "Com a evolução da vazante do Rio Madeira, segundo prognósticos do Censipam, haverá um período crítico a navegação de 26 de julho a 1 de agosto, podendo em tese se atingir níveis críticos. Vale ressaltar que, a medida visa garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica no Rio Madeira, durante o período de vazante do rio", justificou a Marinha.

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) também emitiu alerta para as organizações do setor de transporte aquaviário da região com base nas medidas adotadas pela Marinha, recomendando a atenção redobrada. Com a restrição, o tempo de viagem que é de aproximadamente oito dias, em condições normais, passará para 15 dias.

Forte estiagem

O rio Madeira é um dos principais corredores logísticos do país e integra o Arco Norte. Pela Hidrovia do Madeira ocorre o escoamento da produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e insumos como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho e Manaus.

A previsão de estiagem severa preocupa as empresas de transporte fluvial diante do atraso dos serviços de dragagem que não são realizados há dois anos e só devem começar em setembro, conforme divulgou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O risco de acidentes náuticos no período da seca colocou em alerta navegação na região. O baixo nível das águas e a existência de bancos de areia podem provocar colisões de embarcações. "Se houvesse uma dragagem periódica no Rio Madeira para reduzir o assoreamento e os bancos de areia, as condições de navegabilidade permaneceriam mesmo no período da seca. Temos cobrado a realização da dragagem, que é uma necessidade urgente", enfatizou o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior.

Fonte: Portal Amazonia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)