Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nazif vence Garçom com enorme diferença


Nazif vence Garçom com enorme diferença - Gente de Opinião

Nazif vence Garçom com enorme diferença - Gente de Opinião

Com uma diferença de quase 60 mil votos, representando um percentual de 63,03 % contra apenas 36,97% do adversário, o candidato Mauro Nazif (PSB) derrotou o concorrente Lindomar Garçom (PV) no pleito deste domingo. Foi uma vitória consagradora e o resultado confirmou as pesquisas veiculadas pelos institutos Previsão, PRPL e Ibope que davam como certo o resultado positivo do representante socialista, com uma larga margem de diferença. Veja fotos da comemoração AQUI.

Durante as últimas semanas, como se sabe, alguns setores da imprensa fabricaram pesquisas dando conta de uma vitória do ex-deputado Lindomar Garçom, o que foi desmentido categoricamente pelas urnas. A baixaria teve seqüência no sábado, na véspera do pleito, com a distribuição de jornal apócrifo atacando a honra do representante socialista.

Com a vitória e a posse no Palácio Tancredo Neves, o prefeito eleito Nazif vai administrar a partir de 1º de janeiro uma cidade de 450 mil habitantes, com um orçamento anual de R$ 1 bilhão, mas repleta de desafios para melhorar sua qualidade de vida. A capital rondoniense tem problemas crônicos com o abastecimento de água, da coleta de esgoto – menos de 3 por cento de cobertura domiciliar – e padece com a saúde pública, segurança, trânsito etc.

Mauro Nazif foi beneficiado na reta final – além do fato de apresentar mais qualidades do que o concorente - pelo chamado “efeito manada” – quando a maioria dos eleitores se encaminha para a mesma direção – e pela elevada taxa de rejeição do adversário. O apoio dos formadores de opinião pró-Nazif também foi determinante para a enorme diferença entre os dois candidatos.

O atual prefeito Roberto Sobrinho anunciou que vai facilitar o processo de transição, prestando toda colaboração a seu sucessor no que tange ao acesso as informações.

Nazif vence Garçom com enorme diferença - Gente de OpiniãoSem entusiasmo

Depois de um primeiro turno empolgante, que encaminhou para o segundo os candidatos Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB), a votação deste domingo em Porto Velho foi quase apática sinalizando desde as primeiras horas da manhã uma razoável abstenção, ao final cravada em quase 15 por cento. Não havia entusiasmo no eleitorado e a maioria dos eleitores só queria mesmo cumprir a obrigação perante o TRE e sair logo dos locais de votação para aproveitar o domingo de sol.

Na verdade, não tinha o que para empolgar os cerca de 280 mil eleitores da capital – destes não votaram no primeiro turno quase 30 mil – já que os últimos debates entre os candidatos foram considerados fracos e repetitivos. Ao todo foram quatro confrontos pela televisão e só num deles foi mais tenso. Nos demais, quase pularam cirandinha juntos, catimbando a coisa sob a justificativa de “mútuo respeito”.

Mas a véspera do pleito deste domingo seguiu a velha tradição de eleições em Porto Velho. Haviam panfletos distribuídos com pesquisas fajutas a favor de um dos candidatos – aquele que levava desvantagem das pesquisas - e no sábado um jornal apócrifo foi lançado para denegrir a imagem do representante socialista Mauro Nazif (PSB) que líderava todas as pesquisas de boa procedência.

Iniciada a votação, algumas dificuldades para acertar a coisas no Colégio Joaquim Vicente Rondon, no bairro Eldorado. O sistema biométrico às vezes falhava e as digitais não queriam conferir. Na região central, a coisa foi mais tranqüila, como no Colégio Jonh Kennedy, bairro São Cristovão, onde uma longa filha se formou desde o inicio da manhã.

Ainda pela manhã foram mais de trinta para o cadeião do TRE pelos mais diversos delitos. À tarde, as infrações diminuíram. Os poucos fiscais e formiguinhas que faziam bocas de urna foram tomando o rumo de casa para acompanhar os resultados pelos órgãos de comunicação.


Gráfico G1
  / Foto: Gentedeopinião / Charge: Márcio Bortolete

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)