Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro


NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste 8 de março, dia dedicado às Mulheres quero homenagear três Mulheres merecedoras de todas as honras – especialmente uma que está no Céu - pelo exemplo de bondade, de amor pela família: minha querida mãe, MARIA IRINÉA, que viveu 97 anos deixando 14 filhos (cinco legítimos e nove enteados), todos encaminhados no caminho do bem. As outras, MARIA DA PENHA, que há mais de 40 anos atura minhas manias, mãe de dois queridos filhos e, NADHIA, que distante, só tem nos dado satisfação.

À minha santa Mãe, dedico bela frase de Cora Coralina:

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.”

A CASA DO FILHO DO SOLDADO DA BORRACHA

“A história de uma mãe corajosa que não pensa duas vezes em se arriscar para dar vida digna aos seus filhos”.

Maria Antônia, artista do pincel e da caneta (como bem citou o editor na apresentação) lançou seu livro de 300 páginas (Telemática – Editora) contando, em narrativa romanceada usando personagens reais escondidos sob pseudônimos, a história das crianças da “Casa do Filho do Soldado da Borracha” que se passa em Sena Madureira e Rio Branco (AC) e depois no território do Guaporé, atual estado de Rondônia.

A Casa, criada pela primeira dama Darcy Vargas (esposa do presidente Getúlio Vargas) para acolher crianças filhas de seringueiros que se alistavam para tirar borracha nos seringais e não tinham como criar seus filhos. Maria Antônia e a irmã Eunice são personagens do livro, nele representadas sob os nomes de Alice e Lenine.

Gente de Opinião

Maria Antônia com personagens citadas no livro e com a filha, jornalista Mara Paraguassu.

O livro foi lançado dia 2, sexta-feira, no Memorial Jorge Teixeira, antiga residência dos governadores, com a presença de amigos da família, jornalistas e representantes da Academia de Letras de Rondônia e da Academia Rondoniense de Letras e, também dos filhos da autora, Mara Paraguassu, Cristina Paraguassu e Raimundo Paraguassu Filho. A autora, Maria Antônia, autografou seu livro e agradeceu aos presentes, que quase lotaram o salão da casa.

Na mesma ocasião Maria Antônia foi convidada para ingresso na Academia Rondoniense de Letras e na Academia Vilhenense de Letras, pelos acadêmicos Anísio Gorayeb e João Paulo das Virgens.

UM DOMINGO NO ALPHAVILLE

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Nada mais agradável e reconfortante para quem vive a labuta do dia-a-dia da cidade, do que um domingo com pessoas amigas no Alphaville a uma distancia de pouco mais de 15 minutos do centro de Porto Velho (na PVH - Candeias). Fomos com um grupo de bons amigos do professor Nilton Oliveira (esposa Consuelo) e penso que voltarei sempre, dependendo, lógico, do convite.

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião


EURO CHEGANDO

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Depois de um giro que começou em Brasília, alguns dias no Rio com término do roteiro em Belém, o jornalista Euro Tourinho retornou a PVH, renovado depois do tempo da paz e satisfação. Na companhia do irmão Manoel Tourinho (que mora em Belém e esteve em Porto Velho visitando a família), viu a Zona Turística da capital paraense, a Academia de Cultura e outros locais interessantes. Antes do roteiro citado, Euro esteve Guajará-mirim, com hospedagem no Hotel Pacaás Palafitas Lodge, junto com Euro Filho e com a nora Cecy Helena, convidados do amigo Paulo Saldanha com a emoção dos parabéns pela chegada aos 96 anos, firme e forte. Na foto com a nora Cecy (Eurinho fotografou), Paulo ao lado da esposa Olgarina Saldanha.

TULIO EM PVH - 10 ANOS DEPOIS

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião
Tulio Pinheiro, publicitário, que mora e trabalha em Fortaleza desde os 18 anos, visitou Porto Velho e renovou a saudade acumulada em mais de 10 anos. Durante uma semana esteve revendo amigos e amigas dos bons tempos dos colégios Laura Vicuña e D. Bosco. Em fim de férias, retornou ao Ceará, domingo depois de um passeio de barco no “Madeirão” em tempo de águas altas, com a mãe Penha e o pai Ciro.

PARABÉNS

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Parando um minutinho para a pose das fotos, desviando os olhos o tempo todo fixos no bolo, o querido Artur, filho de Taísa e Rafael Grangeiro foi festejado domingo (4), comemorando os 8 anos. As famílias Grangeiro, Valladares e Atallah, tios e primos, participaram do almoço na chácara dos avós Glória e Edson Grangeiro.

Dia 2 de Março - IRVIN DA COSTA TOURINHO – filho do médico Eudes Tourinho e da professora Berenice. Cursa o quinto período de Medicina em São Paulo.

2 - ADILSON ANDRADE SIQUEIRA – Chefe do gabinete da Reitoria da UNIR.

5 – HELENA CAMPANARI - Cerimonialista

5 – ORLANDO ROLIM - Advogado

5 – LUCIVALDO SOUZA - Radialista

VIVA SABIAMENTE

Viva cada minuto de sua vida como se fosse o último, mas procure também planejá-lo como se não tivesse fim.

Não dê importância às coisas banais e fúteis. Viva intensamente os bons momentos para mais tarde não se arrepender do tempo perdido.

Lembre-se de que cada segundo que passa não volta nunca mais.

O tempo escorrega por nós, assim como a água por entre os dedos.

Faça de sua estrada um caminho de amor, paz e alegria.

A vida passa, aproveite-a sabiamente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)