Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

No sábado de carnaval, antes da folia, tem horário especial para doação de sangue


 A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) inicia a tradicional campanha de doação de sangue para o carnaval. A iniciativa tem a finalidade de formar um estoque estratégico para suprir a demanda de transfusões durante as prévias carnavalescas e as festas de momo.  Para o sábado de carnaval, dia 10, foi confirmado o plantão especial para doação 7h15 às 13 horas.

Nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, há uma considerável baixa no estoque de sangue. Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem nos próximos dias.

“É importante enfatizar que nos períodos de férias e do carnaval, os doadores viajam e se afastam de suas atividades normais como a de doar. Por isso a necessidade de chamar a atenção dos voluntários para se programar e doar sangue antes de ir para a folia”, disse o presidente da Fhemeron, Sid Orleans.

Durante as prévias e o Carnaval há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e no tráfego de veículos, o que pode resultar em acidentes de trânsito, aumentando a necessidade de transfusões de sangue nos hospitais.

A assistente social da Fhemeron, Maria Luiza, sensibiliza doadores para está nova campanha visando manter o estoque de sangue abastecido. “A doação beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte, além de doenças em que o paciente, frequentemente, necessita de transfusão. É gratificante fazer bem ao próximo e mais uma vez a Fhemeron espera contar com a solidariedade da população”, disse, reforçando o pedido para que antes da folia, vale uma ida à Fhemeron para doar sangue, lembrando principalmente do plantão do dia 10.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

Tenha entre 16 e 69 anos; (jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização formal do responsável ou representante legal.)

Pese mais de 50 quilos;

Não esteja grávida;

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar em boas condições de saúde;

Não seja Epilético;

Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);

Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Paulo Ricardo 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)